O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, apresentou na quarta-feira (21/5), em Brasília, as ações do Plano Nova Mobilidade durante o Encontro Latino sobre Governança Metropolitana, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas (FNP). Mabel, que preside a Comissão de Mobilidade da FNP, destacou as melhorias no trânsito da capital, especialmente no sistema BRT Norte-Sul e Leste-Oeste (Eixo Anhanguera), que já apresentam um aumento na velocidade média para 21 km/h e uma redução de até 30% no tempo de viagem.
“Estamos dando soluções definitivas para a mobilidade urbana da nossa cidade. Goiânia tem pressa, e o transporte coletivo também,” afirmou Mabel. O Plano Nova Mobilidade visa integrar o trânsito, o transporte coletivo e a mobilidade ativa, com diretrizes que incluem a ampliação da malha cicloviária, melhorias nas calçadas, a implementação de um sistema de bicicletas compartilhadas e a modernização da sinalização semafórica.
O prefeito enfatizou que as medidas visam tornar Goiânia mais conectada e acessível, oferecendo um transporte público de qualidade como uma alternativa rápida, confortável, segura e econômica, incentivando os cidadãos a deixarem seus veículos em casa. Entre as ações que contribuíram para a fluidez do trânsito, mencionou a desobstrução de vias arteriais, a criação de uma terceira faixa, a modernização e sincronização semafórica e a liberação das faixas exclusivas para motociclistas.
Mabel também apresentou os benefícios do primeiro trecho da metronização no Eixo Anhanguera, que conecta o Terminal Novo Mundo ao Terminal Praça da Bíblia, elevando a velocidade média do transporte de 16 km/h para 21 km/h, o que facilita o deslocamento dos usuários. Ele anunciou que as eficiências do novo modal levarão à extensão do sistema de metronização para cerca de 340 quilômetros, com velocidades previstas entre 21 km/h e 25 km/h.
O evento em Brasília, que se estende até sexta-feira (23/5), visa fortalecer a gestão integrada das áreas metropolitanas brasileiras, promovendo a articulação entre os entes federativos e o desenvolvimento urbano sustentável. Durante o encontro, são realizados estudos técnicos e atividades que possibilitam a troca de experiências e a construção conjunta de soluções para os desafios metropolitanos.
Ao final do evento, um documento será elaborado com uma perspectiva regional sobre as áreas metropolitanas, buscando criar uma proposta de agenda que convide diferentes países a apresentar uma resolução na Assembleia das Nações Unidas sobre os Assentamentos Humanos do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos.