Goiânia deu mais um passo decisivo para transformar sua mobilidade urbana nesta sexta-feira (7/2) com o lançamento do Plano Nova Mobilidade pelo prefeito Sandro Mabel. O projeto envolve uma série de medidas que visam uma gestão mais eficaz do trânsito e do transporte na capital goiana, que enfrenta desafios como falta de fluidez e ocupa a 6ª posição entre as capitais brasileiras com a maior frota veicular.
“Teremos um estacionamento rotativo digital com a abertura de 6 mil vagas iniciais, começando pelo Centro e Campinas, chegando a 18 mil vagas. Objetivo é dar uma condição de estacionamento melhor e impulsionar o comércio nessas regiões”, afirmou o prefeito. Para reforçar a segurança no município, Mabel detalhou que Goiânia terá uma muralha digital com uma central de controle de radares e câmeras. “Uma rede cercando a cidade com acesso para todas as forças policiais em uma rede única”, adiantou.
Titular da Secretaria Municipal de Trânsito (SET), Tarcísio Abreu, aponta que decreto está baseado no tripé trânsito, transporte e mobilidade ativa. “Uma nova etapa para a cidade, uma nova mobilidade e um programa de desobstrução de vias arteriais. Isso tudo faz parte do planejamento do nosso prefeito Sandro Mabel que estamos realizando”, explica Tarcísio Abreu, ao destacar que ações vão assegurar maior fluidez do trânsito, associado à priorização e melhoria do transporte público coletivo, com atenção especial à segurança dos motociclistas, ciclistas e pedestres.
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O novo documento revoga o decreto nº 2.534, de 2 de julho de 2024 e a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) terá o prazo de 180 dias a partir da publicação do documento para atualizar o plano de mobilidade urbana. O documento prevê em caráter de urgência as iniciativas que deverão ser implementadas nos 100 primeiros dias deste ano de 2025.
Nova Mobilidade
Segundo a SET, a Nova Mobilidade busca a redução dos congestionamentos, conflitos no trânsito e tempo de deslocamento da população; tornar o transporte coletivo atrativo, com ênfase na acessibilidade, pontualidade, regularidade e eficiência dos serviços; promoção de melhoria e acessibilidade das calçadas, ampliação da malha de ciclovias e ciclofaixas e incentivo à mobilidade ativa, com bicicletas públicas compartilhadas integradas ao transporte público coletivo.
O projeto Nova Mobilidade prevê ainda a restrição de estacionamento em áreas críticas, regulação de carga e descarga, ajustes geométricos em cruzamentos, melhoria na sinalização horizontal e vertical, criação de uma Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT) para coordenar operações de tráfego e transporte.
Com o processo de reestruturação do sistema de transporte coletivo, estão sendo implementadas também fontes de dados (data lake) para armazenar informações, sistemas de AVL (Automatic Vehicle Location), bilhetagem eletrônica, câmeras de monitoramento (ônibus, terminais e estações), semáforos e dados de telemetria. Essa base de dados permitirá a análise integrada e fundamentada da operação de trânsito e do transporte público em tempo real.
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Desobstrução das vias
O programa de desobstrução das vias arteriais tem como foco inicial 10 vias da cidade: Avenida Jamel Cecílio/Avenida 136, Corredores do Sistema BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, Avenida 24 de Outubro, Avenida Independência, Avenida Castelo Branco, Avenida Mangalô, 5ª Avenida, Avenida São Francisco, Avenida 85, e Avenida T-10.
A iniciativa vai promover um aumento na velocidade média do transporte coletivo, ou seja, o usuário vai conseguir se deslocar de forma mais rápida e eficiente pela cidade. Na solenidade, foi assinada a ordem de serviço para a implantação do programa nas Avenidas Jamel Cecílio e 136 e as avenidas Castelo Branco e Mutirão.
O trabalho para a desobstrução das vias envolve engenharia de tráfego e de operação e fiscalização do trânsito veicular com revisão de tempos semafóricos, sinalização de conversão livre à direita, restrição de estacionamentos e operações de carga, implantação de faixas exclusivas para transporte público, sinalização aprimorada para reduzir pontos de conflito, restrição de alocação de equipamentos (caçambas, tachões, betoneiras etc.) nas vias, ampliação do número de faixas de tráfego, dentre outras ações.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
Fonte: Prefeitura de Goiânia