Em Goiânia, a nova iniciativa chamada Direita Livre já está em vigor com a instalação de mais de 80 pontos que possibilitam a conversão à direita, mesmo quando o semáforo está fechado. Essa mudança visa melhorar a fluidez do trânsito e diminuir o tempo de deslocamento na capital.
Introduzida no Código de Trânsito Brasileiro em 2020, a conversão à direita só é autorizada em locais onde há sinalização específica e não pode obstruir o fluxo da via transversal. Além disso, os motoristas devem sempre respeitar a preferência dos pedestres. O prefeito Sandro Mabel destacou que essa estratégia resulta em menor retenção e alívio nos cruzamentos da cidade.
Entre os principais pontos de conversão livre implantados, destacam-se locais como a Avenida Milão com a Rua das Orquídeas, a Avenida T-9 com a Rua Flemington, e a Praça Santos com a Avenida C-206. Esses cruzamentos foram selecionados por suas características que favorecem a nova dinâmica do trânsito.
Como funciona a conversão livre à direita:
Para motoristas:
- A conversão é permitida apenas onde há sinalização específica.
- Os motoristas podem virar à direita mesmo com o sinal vermelho, contanto que não bloqueiem a via atravessada.
- Pedestres e ciclistas sempre têm preferência.
Para pedestres:
- A prioridade na travessia é sempre do pedestres.
- É aconselhável acenar antes de atravessar, para sinalizar aos motoristas.
Investimentos e Melhorias no Trânsito
Goiânia se destaca como a primeira cidade do Brasil a adotar a metronização, um sistema de inteligência artificial que prioriza o transporte coletivo, possibilitando uma redução de até 30% no tempo de viagem dos ônibus. As melhorias no trânsito incluem a abertura de corredores de ônibus para a circulação de motos, a remoção de semáforos em pontos críticos com o intuito de otimizar o tráfego, e a implementação da Onda Verde em cinco corredores estratégicos, além de normas para carga e descarga em obras.
Fotos: Alex Malheiros/SET

