Metronização em Goiânia transforma transporte coletivo e beneficia mais de 1 milhão de passageiros mensalmente

2 Leitura mínima
Metronização em Goiânia transforma transporte coletivo e beneficia mais de 1 milhão de passageiros mensalmente

A metronização dos corredores do BRT em Goiânia já impacta positivamente mais de um milhão de passageiros mensalmente, posicionando o transporte público da cidade como uma opção mais ágil e eficiente. Este modelo, inédito nas capitais brasileiras, utiliza semáforos inteligentes e tecnologia de sincronização de tráfego, possibilitando um aumento superior a 30% na velocidade média dos veículos durante os horários de maior movimento, principalmente devido à diminuição do tempo de espera em cruzamentos.

De acordo com o prefeito Sandro Mabel, Goiânia é pioneira no Brasil ao implementar a metronização no transporte coletivo, uma iniciativa reconhecida com prêmio no Connected Smart Cities 2025. O prefeito anunciou planos para expandir a rede para 240 quilômetros, destacando que trechos já estão operacionais. Atualmente, os segmentos com funcionamento atendem aproximadamente 1.081.605 usuários mensalmente.

Nos trajetos entre o Terminal Novo Mundo e o Terminal Praça da Bíblia, por exemplo, a velocidade média cresceu de 16,5 para 22,9 km/h, beneficiando cerca de 430 mil passageiros por mês. Já no percurso entre o Terminal Isidória e a Praça Cívica, a média passou de 15 km/h para 20,1 km/h, impactando mais de 650 mil usuários.

A metronização é parte de um conjunto de intervenções urbanas destinadas a melhorar a mobilidade da cidade. Além da sincronização semafórica conhecida como Onda Verde, a implementação de faixas exclusivas para ônibus que podem ser compartilhadas com motocicletas e a criação de acessos Direita Livre têm tido efeitos positivos, como a redução do tempo de deslocamento e o aumento da fluidez no trânsito, além de oferecer maior segurança nas vias.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *