O Ministério da Cultura anunciou um novo edital que permitirá que profissionais e estudantes da área audiovisual busquem especializações no exterior. Com um investimento de R$ 1 milhão proveniente do Fundo Nacional de Cultura (FNC), a iniciativa visa promover a formação de talentos brasileiros em diversas frentes.
O Edital de Intercâmbio Cultural – Formação Audiovisual no Exterior oferece apoio financeiro para cursos que incluem especializações, cursos tecnólogos, de extensão ou qualificação, com carga horária mínima de 600 horas e limite de um ano de duração. Os selecionados poderão receber até R$ 40 mil para custear suas atividades educativas fora do país.
Para se inscrever, é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado, ter mais de 18 anos e possuir pelo menos um ano de experiência comprovada no setor audiovisual. Além disso, é preciso apresentar uma carta de aprovação ou comprovação de matrícula em um curso no exterior que ainda não tenha iniciado.
A secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Gonzaga, ressaltou a importância deste edital: “Investir na formação de nossos profissionais é investir no futuro do audiovisual brasileiro. Este edital é uma ferramenta estratégica para conectar nossos talentos com os principais centros de produção e conhecimento do mundo, trazendo novas técnicas, narrativas e oportunidades para o nosso mercado.”
As inscrições estão abertas até às 18h do dia 14 de novembro e devem ser feitas através do site gov.br/cultura.
*Com supervisão de Sheily Noleto