Ministério do Turismo divulga editais para aprimorar o turismo fronteiriço na Região Norte.

2 Leitura mínima
Ministério do Turismo divulga editais para aprimorar o turismo fronteiriço na Região Norte.

O Ministério do Turismo, em colaboração com a representação da UNESCO no Brasil, anunciou a publicação de três editais destinados à contratação de consultorias que elaborarão diagnósticos e planos de ação voltados para o turismo fronteiriço na Região Norte do Brasil. Esta iniciativa tem como intuito promover o desenvolvimento sustentável e fortalecer a integração regional nas áreas limítrofes com países sul-americanos.

Os estudos se concentrarão nas fronteiras dos estados do Acre e Rondônia, que fazem divisa com o Peru e a Bolívia; nos estados do Amazonas e Roraima, nas fronteiras com a Guiana, Venezuela, Colômbia e Peru; e nos estados do Pará e Amapá, que fazem fronteira com a Guiana Francesa e o Suriname.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, sublinhou que os editais são parte de uma estratégia mais ampla do Governo Federal, alinhada aos compromissos do Brasil com o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sabino enfatizou que esses estudos são essenciais para revelar o grande potencial das fronteiras como destinos turísticos sustentáveis e culturalmente integrados, além de promover o desenvolvimento local, gerar empregos e consolidar a Amazônia como um polo de integração sul-americana.

Os resultados esperados dos diagnósticos visam criar oportunidades para os habitantes locais, especialmente as comunidades tradicionais e os empreendedores da cadeia produtiva do turismo. As consultorias deverão levar em conta a diversidade sociocultural, os recursos naturais e as particularidades geopolíticas de cada região, buscando alinhar políticas públicas que incentivem a circulação responsável de pessoas, culturas e produtos.

Além disso, as consultorias vencedoras terão a responsabilidade de propor estratégias que impulsionem o turismo de forma integrada, respeitando as especificidades culturais e ambientais dos locais de estudo.

Os interessados devem ficar atentos aos prazos para o envio das propostas, cujos detalhes podem ser consultados nos editais específicos:
– Acre e Rondônia: acesse AQUI.
– Amazonas e Roraima: acesse AQUI.
– Pará e Amapá: acesse AQUI.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *