Ministro defende adaptações urbanas para combater a crise climática.

2 Leitura mínima
Ministro defende adaptações urbanas para combater a crise climática.

O ministro das Cidades, Jader Filho, do MDB, enfatizou a importância de adaptar as cidades para aumentar a resiliência urbana frente à crise climática global, em declaração feita nesta segunda-feira (23) durante o 4º Fórum de Urbanização do Brics. O evento contou com a participação de 11 países-membros e convidados, focando no desenvolvimento urbano sustentável e na justiça climática.

Segundo Jader Filho, um dos principais desafios atuais é a adaptação das grandes cidades, especialmente nas áreas periféricas, onde os impactos das mudanças climáticas são mais severos. Ele ressaltou a necessidade de investimentos em prevenção e macrodrenagem, além de estratégias para fornecer água às famílias afetadas por secas e enchentes que atingem diversas regiões do Brasil e do mundo.

Durante o fórum, os países participantes compartilharam experiências e práticas bem-sucedidas em seus territórios, com a moradia sendo um tema central nas discussões sobre justiça urbana e os desafios de assegurar o direito à moradia digna em um contexto de desigualdades crescentes e impactos climáticos.

O ministro também anunciou uma proposta para transformar o Fórum de Urbanização em uma reunião permanente dentro do calendário de eventos do Brics. Ele destacou a importância da troca de experiências entre os membros do bloco, especialmente no que diz respeito aos programas de habitação, investimentos urbanos e prevenção a desastres.

“Essa troca de experiências nos permite que o Brasil mostre suas iniciativas e absorva boas práticas de outros países, adaptando-as ao nosso contexto”, afirmou Jader Filho.

O Fórum incluiu três sessões temáticas: “Habitação e Agenda Urbana diante da Crise Climática Global”, “Indicadores de Sustentabilidade dos Investimentos Urbanos” e “Financiamento da Resiliência Climática Urbana”.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *