A nova exposição “Finca-pé: Estórias da Terra”, do artista brasiliense Antônio Obá, está em cartaz no Rio de Janeiro, apresentando uma rica variedade de obras que incluem esculturas, desenhos, pinturas e um filme. A mostra destaca 30 desenhos em grafite e carvão de Obá, que dialogam com as pinturas do artista Marcos Siqueira, refletindo sobre a paisagem e os elementos naturais do Cerrado.
A instalação principal é composta por 24 esculturas de pés, feitas em bronze, junto a galhos e folhagens, que evocam temas de enraizamento e retorno, conceitos centrais na obra do artista. Obá enfatiza a conexão com a terra natal, ressaltando a importância dos elementos ordinários de sua vida cotidiana que alimentam sua produção artística. A ideia de um corpo que finca raízes é uma das principais reflexões apresentadas na exposição.
Além dos desenhos, os visitantes podem apreciar materiais diversos utilizados nas obras, como grafite, giz de cera e nanquim dourado, além de cadernos de estudos com esboços e anotações de Obá. A exposição também promove uma imersão no universo do artista por meio de oficinas, palestras e visitas guiadas.
Marcos Siqueira, artista convidado da mostra, contribui com obras criadas a partir do solo, utilizando pigmentos naturais que expressam uma ligação profunda entre a matéria e os sentimentos. A produção de Siqueira, em sua maior parte, é inédita no Brasil.
“Finca-pé: Estórias da Terra” fica em exibição até 2 de junho no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, com entrada franca. A exposição já é um marco, tendo passado por diversos países como Bélgica, China, Estados Unidos, França, Holanda e Portugal.