O Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS-GO) registrou um total de 5.076 visitas durante o ano de 2025, evidenciando o êxito das suas diversas iniciativas culturais. Com uma programação que abrangeu cinco exposições temporárias e 22 eventos, o MIS se consolidou como um espaço de referência em educação e cultura, atraindo tanto escolas quanto universidades.
“Caminhos Ancestrais: Um Olhar Sobre os Povos Originários do Brasil” foi a primeira exposição do ano, que ficou em cartaz até março. As mostras subsequentes, como “Um Rosto Suspenso” e “Josh Journey: A Arte por Trás do Game”, encerraram com “Ichi-go Ichi-e: Um momento, um encontro”, que permanecerá até 22 de janeiro de 2026. Juntas, essas exposições atraíram 3.734 visitantes na sala Alois Feichtenberger.
Além de ser um espaço expositivo, o MIS destacou-se como um centro de formação e pesquisa. Durante o ano, 11 escolas e 16 turmas universitárias realizaram visitas técnicas, totalizando 853 estudantes que tiveram acesso ao acervo. Somente 136 pesquisadores consultaram os acervos fotográfico, fonográfico e videográfico disponíveis na instituição.
As 22 atividades realizadas incluíram oficinas, aulas abertas, audições de vinil, sessões de filmes em VHS, debates e workshops, atraindo um público estimado de 1.084 participantes. A coordenadora Gisele Gomes Garcia destacou que o número crescente de visitantes reflete um vínculo mais forte do museu com a comunidade.
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, destacou a importância do MIS como um espaço vital de cultura e formação. Segundo ela, os resultados demonstram um compromisso genuíno em democratizar o acesso à arte e ao conhecimento, promovendo reflexões sobre o passado, presente e futuro.
A mostra “Ichi-go Ichi-e: um momento, um encontro” explora a interação entre arte contemporânea e tradições dos samurais japoneses, apresentando obras que utilizam técnicas ancestrais da espada. Com direção artística de Rafael Abdala, essa exposição promete um mergulho cultural que vai além do convencional.
Localizado no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, o Museu da Imagem e do Som está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h, com entrada franca. Para mais detalhes, acesse o site oficial do museu.

