O Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS) dará início, a partir do dia 21 de março, ao projeto “Ocupa Cinema”, idealizado pela produtora Kely Carvalho. A iniciativa oferece oficinas gratuitas sobre cinema, abrangendo atividades durante os meses de março, abril e início de maio, culminando na Mostra Cinema Universitário Goiano – Ontem e Hoje, que ocorrerá no dia 17 de maio no Cine Cultura.
As oficinas ocorrerão em sextas-feiras e sábados ao longo do período, além de uma ação para conversão de fitas MiniDV do acervo do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG), o primeiro do gênero no estado. A primeira oficina, intitulada “Jovens Cineastas”, será ministrada por Maykon Rodrigues no dia 21 de março, das 13h às 17h. Destinada ao público infanto-juvenil, a atividade busca estimular o interesse e a criatividade em relação ao cinema goiano.
A programação inclui outras oficinas ao longo dos meses, com temas variados como introdução ao roteiro, foley e pilotagem de drone. É importante que os interessados verifiquem, com antecedência, os detalhes sobre inscrição e participação, já que algumas oficinas são direcionadas a estudantes da rede pública, enquanto outras, como as de Roteiro e Drone, são voltadas ao público em geral.
A Mostra Cinema Universitário Goiano – Ontem e Hoje começará às 17h do dia 17 de maio, em celebração ao Dia do Cinema Goiano, que ocorre em 13 de maio. O evento exibirá tanto filmes que fazem parte da história do cinema universitário em Goiás quanto produções mais recentes, selecionadas através do perfil oficial do evento nas redes sociais.
Kely Carvalho ressalta a importância do cinema universitário como um grande impulsionador do mercado audiovisual e formador de plateia no Brasil. Com este projeto, a meta é levar aos espectadores o que tem sido produzido no âmbito do audiovisual universitário em Goiás, destacando a continuidade e a relevância do curso de Cinema e Audiovisual da UEG, que existe desde 2006 e é oferecido de forma gratuita.