O Museu de Arte de Goiânia (MAG) inaugura, na terça-feira (8/4), às 19h, duas novas exposições que prometem encantar o público ao conectarem diferentes tempos e linguagens da produção artística brasileira. A primeira delas, intitulada “A primeira coleção histórica do MAG” e com curadoria de Yara Pina, revisita o acervo inaugural da instituição, apresentando obras que marcaram sua fundação em outubro de 1970.
Neste acervo histórico, os visitantes terão a oportunidade de conhecer uma seleção de obras provenientes da Exposição Comemorativa do I Congresso Nacional de Intelectuais (1954), realizada pela Escola Goiana de Belas Artes, além de doações de artistas e instituições, como a Universidade Católica de Goiás. A exposição reúne pinturas, gravuras, esculturas e desenhos de renomados modernistas brasileiros, como Carlos Werneck, Glênio Bianchetti e Inimá de Paula, e também de artistas que se destacaram na cena goiana entre as décadas de 1950 e 1970, entre eles Ana Maria Pacheco e Cleber Gouvêa.
A segunda exposição, “Encantamentos”, da artista visual Denise Jácomo, ocorre na Galeria Frei Confaloni e traz uma abordagem contemporânea à fotografia. Jácomo transforma suas imagens em objetos artísticos que vão além do registro técnico, criando conexões emocionais entre passado e presente. A artista convida o público a refletir sobre a materialidade da imagem, seu papel na construção de identidades visuais e afetivas e a preservação de objetos fotográficos no cenário da arte contemporânea.
A abertura dessas exposições, que terão entrada gratuita, marca uma importante oportunidade para apreciar a riqueza da arte brasileira e goiana em um espaço que promove o diálogo entre tradição e contemporaneidade. O MAG ficará aberto ao público de terça a domingo, das 9h às 17h.