A cidade do Rio de Janeiro homenageia neste domingo, dia 19 de outubro, os 112 anos do famoso poeta e compositor Vinícius de Moraes com a exposição “Vinicius de Moraes – por toda a minha vida”, que será aberta no Museu de Arte do Rio (MAR) a partir deste sábado. O evento é uma celebração do legado cultural deixado por um dos maiores nomes da literatura e música brasileiras.
A mostra, que inclui mais de 300 itens, traz uma coleção diversificada que abrange manuscritos, fotografias, vídeos, livros e obras de artistas que conviveram com Vinícius. O objetivo é proporcionar uma visão mais ampla sobre sua vida e criação artística, permitindo ao público explorar a riqueza de sua obra.
Um dos destaques da exposição é a famosa obra “Retrato de Vinícius”, criada pelo renomado pintor Cândido Portinari, que será exibida pela primeira vez no Rio de Janeiro. Além disso, haverá um núcleo dedicado ao livro de poemas infantis “Arca de Noé”, escrito por Vinícius de Moraes e ilustrado por Elifas Andreato, ressaltando sua contribuição para a literatura infantojuvenil.