Na semana em que se comemora o Dia Nacional dos Povos Originários, celebrado neste sábado, 19 de abril, o Museu de Arte Contemporânea da Bahia, localizado no bairro da Graça em Salvador, homenageia a rica cultura indígena com a exposição “Ecos Indígenas”.
A mostra conta com a participação de nove artistas indígenas baianos de diversas etnias, incluindo Célia Tupinambá, Elis Tuxá, Jorrani Pataxó e Kelner Atikum Pankará. Esses criadores trazem para os visitantes a pluralidade de vozes, territórios e linguagens dos povos originários, oferecendo uma reflexão profunda sobre suas culturas, memórias, espiritualidade e modos de vida. A exposição, que é gratuita e ficará em cartaz até o dia 30 de abril, também levanta questões sobre as ausências históricas e os apagamentos institucionais que ainda afetam a arte e a cultura indígena.
Dentro da programação “Abril do Artesanato Indígena” do Museu, ocorrerá entre os dias 25 e 27 de abril a Feira de Artesanato da Bahia – Edição Indígena, onde 30 artesãos de pelo menos 12 etnias apresentarão suas criações. No dia 25, haverá ainda uma nova edição do Cine Paredão, com o lançamento do filme “Caminhada Tupinambá”, dirigido por Maurício Galvão, marcado para às 18h30.