Em menos de dois meses, a gestão do prefeito Sandro Mabel já promoveu mudanças visíveis em Goiânia, com foco na limpeza urbana, infraestrutura e atendimento à população. A prefeitura intensificou serviços essenciais por meio de mutirões que, até agora, beneficiaram mais de 200 bairros e levaram melhorias diretas à cidade.
As ações incluem tapa-buracos, varrição, poda de árvores, retirada de entulho e pintura de meio-fio. Já foram recolhidas mais de 20 mil toneladas de entulho e 1.500 toneladas de lixo reciclável. Na área social, houve a atualização de mais de 400 cadastros no CadÚnico e a entrega de 900 cestas básicas. A saúde também foi reforçada com vacinação, consultas médicas e distribuição de kits de higiene bucal.
Os mutirões já passaram por bairros das regiões Norte, Noroeste, Sudoeste e Sul, sempre levando uma força-tarefa para atender demandas urgentes. Além dos serviços urbanos, as ações incluem combate à dengue, cadastro em programas sociais e atividades de lazer.
A varrição de vias alcançou 9.506.097 metros lineares, a roçagem mecanizada 2.522.990,26 metros quadrados, a poda de grama nas entrepistas 5.884.812,00 metros quadrados, a poda de árvores 11.951 unidades, o plantio ornamental 1.969,00 metros quadrados, o despraguejamento 63.724,00 metros quadrados, a catação manual 73.608,00 metros quadrados, a capina manual 80.514,00 metros quadrados, a reforma de kits de brinquedos em 52 unidades e a reforma de academias ao ar livre foi feita em 92 unidades. Além disso, foi realizado o plantio de 520 palmeiras. Com relação aos atendimentos, foram feitos 180 atendimentos médicos, aplicadas cerca de 140 vacinas e distribuídos quase 800 kits de saúde bucal.
O pontapé inicial foi a edição de um decreto no início de janeiro, regulamentando o chamado “Mutirão de Limpeza Urbana”, com o objetivo de “promover a conservação e limpeza dos espaços públicos, a saúde pública e o bem-estar da população”, conforme consta no documento publicado no Diário Oficial do Município em 2 de janeiro.
O primeiro mutirão ocorreu em 4 de janeiro, no setor Finsocial, com ações de limpeza urbana, troca de lâmpadas, tapa-buracos, pintura de meio-fio, desentupimento de bueiros e visitas de agentes de saúde para identificar focos do mosquito transmissor da dengue. O planejamento da prefeitura prevê a realização de mutirões sequenciais, concentrando serviços nos finais de semana até abril, abrangendo toda Goiânia.
Uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública e a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) permite a participação de detentos em atividades como roçagem e varrição de ruas, além do plantio de mudas em canteiros e praças. Ao todo, o convênio com a Polícia Penal possibilita a participação de 200 reeducandos, tanto do regime semiaberto quanto do fechado.
Primeiro Mutirão
Foi realizado 1,2 milhão de metros quadrados de serviços públicos, incluindo roçagem mecanizada (389.879 m²), catação manual (32.600 m²), manutenção de praças (9.400 m²), poda de gramados nas entrepistas (362.200 m²), limpeza de mananciais (23.400 m²) e capina manual (945 m²), totalizando 81.842,4 metros quadrados. Somados aos 381,6 mil metros de varrição linear de vias, o volume total de serviços atingiu 1,2 milhão de metros quadrados.
Foram ainda plantadas 209 árvores e palmeiras, além de trepadeiras, arbustos e plantas ornamentais. Também houve a remoção de 2.256 toneladas de entulho. A poda de árvores alcançou 3.202 unidades, com a retirada de 576 galhos. Além disso, foram extirpadas 51 árvores com avarias fitossanitárias, risco de queda ou interferência na mobilidade urbana.
Segundo Mutirão
O segundo mutirão dos 100 dias aconteceu em 11 e 12 de janeiro, em parceria com a Prefeitura de Senador Canedo, beneficiando os bairros Jardim Novo Mundo, Setor Água Branca, Conjunto Riviera, Aruanã, Jardim Califórnia, Sonho Dourado, Jardim Abaporu, Vale do Araguaia e Vila Pedroso.
Além dos serviços de limpeza, foram plantadas 509 mudas de árvores, e uma força-tarefa de combate à dengue mobilizou 87 agentes comunitários, que visitaram mais de 2 mil residências.
Terceiro Mutirão
Nos dias 18 e 19 de janeiro, a Região Norte da capital recebeu o mutirão da Prefeitura de Goiânia, com serviços de limpeza, urbanização e infraestrutura.
Moradores tiveram acesso a vacinas, consultas médicas com clínico geral, atualização do Cadastro Único, oficinas do Programa Criança Feliz, abordagens sociais e divulgação de cursos profissionalizantes. Também foram realizadas ações contra o descarte irregular de lixo e eliminação de focos do mosquito transmissor da dengue. A Patrulha Maria da Penha participou da ação, reforçando orientações sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. O mutirão atendeu 20 bairros.
Quarto Mutirão
Nos dias 25 e 26 de janeiro, as ações chegaram à Região Sul, atendendo 31 bairros com serviços nas áreas de saúde, manutenção urbana, assistência social e infraestrutura.
Entre os serviços oferecidos estavam vacinação, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, Telematrícula, cadastro no Bolsa Família, atendimentos do Sine, distribuição de mudas, atividades esportivas e de lazer, vacinação antirrábica para cães e gatos, entre outros.
As ações do mutirão se uniram ao Mutirão de Combate à Dengue, lançado em 24 de janeiro em parceria com o governador Ronaldo Caiado e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela.
Equipes de saúde realizaram 7.029 visitas domiciliares para orientar a população e eliminar focos do Aedes aegypti. Durante a semana, 200 agentes comunitários reforçaram as visitas.
Quinto Mutirão
Em fevereiro, as ações chegaram à Região Vale Meia Ponte, beneficiando 31 bairros com serviços de infraestrutura, meio ambiente, trânsito e urbanização, incluindo limpeza e conservação de praças, varrição mecanizada, retirada de entulho, manutenção de bueiros, redes de águas pluviais, tapa-buracos, troca de lâmpadas e adaptações viárias. Também foram realizadas ações contra poluição visual e descarte irregular.
Sexto Mutirão
Em 4 de fevereiro, a Região Vale Meia Ponte “B” recebeu o mutirão, ampliando atividades como Telematrícula, Bolsa Família, atendimentos do Sine Móvel, vacinação, testagem, consultas médicas, atendimentos psicológico, jurídico e social, além da emissão de documentos como a Carteira do Autista, Carteira do Idoso e passaporte intermunicipal para Pessoas com Deficiência (PCD).
Na área de manutenção e zeladoria urbana, foram realizados os mesmos serviços de conservação de espaços públicos, varrição mecanizada, retirada de entulho, manutenção de bueiros, tapa-buracos e combate ao descarte irregular.
Sétimo Mutirão
A Região Norte recebeu o sétimo mutirão dos 100 dias, beneficiando 40 bairros, totalizando 112 setores atendidos na região. Os serviços incluíram revitalização, urbanização, manutenção de praças e rotatórias, limpeza, pintura de meio-fio, poda de árvores, remoção de entulho e tapa-buracos.
Oitavo Mutirão
O oitavo mutirão foi realizado nos dias 8 e 9 de fevereiro, na Região Sudoeste, abrangendo dezenas de bairros com serviços de infraestrutura, meio ambiente e trânsito.
Foram disponibilizados serviços como Telematrícula, Bolsa Família, atendimentos do Sine Móvel, vacinação, testagem, consultas médicas, atendimento psicológico, jurídico e social, além da distribuição de mudas e atividades esportivas e de lazer.
Na área de manutenção urbana, houve conservação de praças, varrição mecanizada, retirada de entulho, manutenção de bueiros, tapa-buracos, troca de lâmpadas, limpeza de nascentes e combate ao descarte irregular.
Fotos: Alex Malheiros
Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia
Fonte: Prefeitura de Goiânia