O cargo de secretário de Esporte e Lazer do estado foi oficialmente transferido nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, com a saída de Rudson Guerra, após dois anos de mandato. Sua renúncia se deu por questões pessoais ligadas à legislação militar, encerrando uma gestão focada na reestruturação e ampliação das políticas esportivas em Goiás.
Assumindo a pasta, Nilton Cézar Moreira, até então superintendente de Segurança e Infraestrutura Esportiva da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), dará sequência ao trabalho iniciado por Guerra, trazendo sua experiência no setor.
Rudson Guerra, major da Polícia Militar de Goiás, fez parte da Seel desde sua fundação em 2019. No início de sua trajetória, atuou como superintendente, onde teve um papel fundamental na recuperação e modernização de várias praças esportivas no estado. Ele destacou que sua nomeação para secretário foi um grande desafio, mas que conseguiu cumprir suas metas em favor do esporte goiano.
“Sou grato pela oportunidade de liderar a Seel. Trabalhamos intensamente em projetos voltados para a infraestrutura esportiva e para a inclusão social”, afirmou Guerra, ressaltando a humanização na gestão como um dos principais legados de sua administração.
Dentre os grandes marcos de sua gestão, está a articulação para o retorno da MotoGP a Goiás. A candidatura do Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna resultou na confirmação do Grande Prêmio de Goiás, programado para os dias 20 a 22 de março. Este evento marcará a volta da principal categoria do motociclismo mundial após 37 anos.
“Após muita dedicação e um projeto robusto, celebramos em dezembro de 2024 a assinatura de um contrato de cinco anos com a Dorna Sports, empresa responsável pela MotoGP. Este será o maior evento da história de Goiás, impactando positivamente tanto o esporte quanto o setor de entretenimento”, concluiu Guerra.
A gestão também conquistou avanços significativos na concessão do Complexo Serra Dourada, prevendo investimentos para modernização da principal arena esportiva do estado. Programas de inclusão, como o Projeto Construindo Campeões, além de eventos como a Copa Quilombola e os Jogos Paralímpicos, foram consolidado, além da ampliação das políticas de incentivo ao alto rendimento por meio de iniciativas como o Pró-Goiás Atleta e o Pró-Goiás Esporte.
Novo secretário
Nilton Cézar Moreira traz uma carreira militar de 24 anos na Polícia Militar de Goiás e assume a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho iniciado por Guerra. Com formação em Direito, ele exerceu funções na Assistência Policial Militar antes de se tornar superintendente da Seel em março de 2024.
“É uma imensa honra suceder Rudson Guerra e continuar os projetos que já estão em andamento. Estou preparado para enfrentar os desafios da gestão esportiva e contribuir para o desenvolvimento do esporte em todas as suas modalidades”, declarou Nilton.

