GoiâniaFestival Goiânia Mostra Curtas. O evento ocorrerá no Teatro Goiânia e a entrada será gratuita, proporcionando acesso à cultura e expressão artística local.
A mostra, intitulada “Falando em Línguas, Vendo em Vistas – (Des)Colonialidades e (des)enquadramentos”, integra a programação oficial do festival, que acontecerá de 7 a 12 de outubro de 2025. A seleção de filmes é composta por documentários e produções experimentais que abordam uma variedade de estéticas e linguagens, refletindo sobre as lutas e as vozes de povos negros e indígenas.
As obras selecionadas têm como objetivo desafiar narrativas históricas dominantes, propondo novas formas de representação e buscando mudar a perspectiva tradicional do cinema. O foco é dar visibilidade às expressões que frequentemente foram marginalizadas, promovendo uma reflexão sobre como esses temas são visualizados e interpretados pela sociedade.
Com curadoria de Mariana Queen Nwabasili, a proposta da mostra é incentivar uma análise crítica dos sistemas de representação que se desenvolveram sob uma lógica colonial. O conceito de “colonialidade do ver”, introduzido por Joaquim Barriendos, fundamenta a abordagem dos filmes, destacando a forma como o olhar hegemônico distorce a representação de corpos, territórios e culturas não-europeias.
O Goiânia Mostra Curtas é uma realização da Icumam Cultural, contando com o apoio do governo de Goiás por meio do Programa Goyazes, que é gerido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O festival também recebe suporte da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, além de colaborações com instituições como Sesc-Goiás, Fecomércio, Senac-Goiás, a Cinemateca do MAM e o CTav.
Fotos: Divulgação
