O filme O Agente Secreto, que estreou nas salas de cinema do Brasil em 6 de novembro, já conquistou mais de 1 milhão de espectadores, tornando-se a produção nacional de maior bilheteira do ano de 2025. A informação foi divulgada pela distribuidora Vitrine Filmes e pela Agência Nacional de Cinema (Ancine).
Dirigido pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, o longa se destaca por ser o primeiro filme produzido fora do eixo Sul-Sudeste a alcançar essa marca no Brasil. A obra também foi escolhida pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no próximo Oscar de 2026.
A lista prévia, conhecida como shortlist, que seleciona 15 filmes na categoria de Melhor Filme Internacional, será anunciada no dia 16 de janeiro. Esta lista é resultado de uma primeira rodada de votação entre os membros da Academia, que escolherão os cinco longas que estarão na disputa pela estatueta.
Entre os concorrentes que devem figurar na shortlist estão as produções A Garota Canhota (Taiwan), Valor Sentimental (Noruega), Sem Outra Escolha (Coreia do Sul) e Foi Apenas um Acidente do renomado diretor iraniano Jafar Panahi, que teve sua estreia no Brasil recentemente. Este último filme, que representa a França na disputa, foi agraciado com a Palma de Ouro na edição de 2025 do Festival de Cannes, onde O Agente Secreto também recebeu prêmios por melhor direção e para melhor ator.
Os indicados ao Oscar 2026 serão anunciados em 22 de janeiro, com a cerimônia principal programada para 15 de março.
