Na manhã de sexta-feira, 31 de janeiro, a Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), por intermédio do Grupo Antissequestro e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais, levou a cabo a operação “GÊNESIS” em Goiânia e Aparecida de Goiânia, visando localizar e detiver membros de uma organização criminosa nacional. A operação foi realizada em colaboração com a Polícia Civil do Estado do Pará e também foi executada simultaneamente nos Estados do Pará e Ceará.
Os alvos da operação foram pessoas investigadas por atuarem como “idealizadores de missões” na organização, envolvidas em uma série de ataques violentos contra autoridades de segurança pública, ocorridos em novembro de 2024 na área metropolitana de Belém/PA. Durante a ação, três suspeitos foram detidos preventivamente, um dos quais estava oculto em uma comunidade no Rio de Janeiro.
A operação culminou na emissão de 14 ordens de prisão contra outros suspeitos associados às atividades ilícitas. Após a formalização dos trâmites legais, os apreendidos foram encaminhados ao Poder Judiciário do Estado do Pará. O suporte tático foi provido por outras unidades da Delegacia Estadual de Investigações Criminais, como o Grupo de Repressão a Roubos e o Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes.