Duas das quatro principais operadoras de telefonia móvel em Goiânia anunciaram novos investimentos em resposta a uma notificação da Prefeitura, que ressaltou a necessidade de melhorias na infraestrutura de internet e telefonia na cidade. A demanda surgiu após reiteradas queixas sobre instabilidades nos serviços, particularmente em áreas densamente povoadas.
No dia 23 de maio, a Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias e a Procuradoria-Geral do Município enviaram um ofício às empresas, destacando as falhas recorrentes, especialmente durante eventos de grande movimento, como nas regiões da Rua 44, Pecuária e Praça Tamandaré. Os prejuízos enfrentados por comerciantes e consumidores devido à inadequação dos serviços têm sido significativos, afetando transações que envolvem máquinas de cartão e pagamentos digitais.
“A instabilidade nos serviços impacta diretamente a economia local e a qualidade de vida da população. É inaceitável que em 2025 ainda enfrentemos essas dificuldades em áreas tão estratégicas”, afirmou o secretário de Gestão de Negócios e Parcerias, José Silva Soares Neto.
A operadora Vivo, em resposta à notificação, declarou planos de instalar dois novos sites, que são os locais para instalação de antenas que viabilizam sinais de comunicação. Além disso, a empresa programou sete ativação de 4G e 16 ampliações, incluindo uma de 4G e 15 de tecnologia 5G.
Outra novidade é a promessa de uma nova small cell na Rua 44 no próximo ano, além da ampliação da cobertura 5G nas small cells já existentes, que funcionam como pontos de acesso de rádio para melhorar a capacidade de redes sem fio, podendo ser instaladas em postes e paredes de edificações.
A operadora Tim também se comprometeu a instalar 14 novas antenas até o final do ano, visando aprimorar a cobertura 4G e 5G em áreas como Nova Suíça, Jardim Califórnia, Centro, Vila Regina e Parque Tremendão.
A Prefeitura de Goiânia continua aguardando uma resposta formal das operadoras Oi e Claro, que ainda não se manifestaram sobre o ofício enviado. A administração municipal enfatiza a importância da colaboração de todas as prestadoras para garantir a estabilidade e a qualidade dos serviços de internet e telefonia móvel em toda a capital.
Foto: Alex Malheiros
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia