A Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta, no Teatro Sesi, um concerto especial para celebrar o mês das mães. Sob a regência da maestrina Mariana Menezes, o sexto concerto da temporada Pioneiros contará com obras de renomados compositores da música clássica, destacando os instrumentos de cordas.
A noite começará com a Sinfonia Simples, composta pelo britânico Benjamin Britten quando ele tinha apenas 20 anos. A obra, dividida em quatro movimentos, reflete a trajetória de Britten, conhecido por sua musicalidade acessível. Em seguida, o público será convidado a apreciar a brasilidade em Concerto para Cordas e Percussão, de Camargo Guarnieri, que quebra as formalidades da época com ritmos e texturas características da música brasileira.
Para encerrar, será apresentada a Serenata para Cordas, do tcheco Dvořák, que se destaca pela escrita tecnicamente refinada e pela criatividade do compositor, tendo sido elaborada em apenas duas semanas.
A temporada de 2025 de Pioneiros homenageia grandes nomes da música clássica nacional e internacional, e os concertos gratuitos são um convite à apreciação dessas obras-primas. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, ressalta que a Orquestra Filarmônica de Goiás oferece uma seleção de peças que marcaram a história da música clássica mundial e simboliza o espírito inovador e aventureiro que a caracteriza.
Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás conquistou elogios da respeitada revista inglesa Gramophone. O grupo está vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França, gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (Cett) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2021.
Serviço
Assunto: Concerto da temporada Pioneiros da Orquestra Filarmônica de Goiás
Onde: Teatro Sesi, Avenida João Leite, 1013 – Santa Genoveva
Entrada Gratuita
Saiba mais
Fica divulga shows e apresentações culturais selecionadas
Cine Cultura estreia a cinebiografia de Ney Matogrosso