Nesta quarta-feira, 30 de julho, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o Goiás Social anunciaram o resultado final do processo seletivo que oferece cinco mil novas bolsas de estudo do Programa Universitário do Bem (ProBem). Essa iniciativa visa apoiar estudantes em situação de vulnerabilidade social em sua trajetória acadêmica.
Os estudantes selecionados podem acessar a lista de classificados diretamente no site da OVG, onde encontram informações sobre o tipo de apoio concedido, seja parcial ou integral, baseado na análise de vulnerabilidade familiar dos candidatos.
Para se inscrever no ProBem, os candidatos precisavam ter o cadastro ativo e atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), uma condição indispensável para a avaliação socioeconômica estipulada pelo programa.
Os beneficiários terão até o dia 15 de agosto para formalizar suas matrículas nas Instituições de Ensino Superior (IES) escolhidas. A não realização desse procedimento implicará a perda do direito à bolsa, que será repassada aos próximos da lista, conforme as diretrizes do edital.
A previsão para o resultado da 2ª chamada é 19 de agosto. Os aprovados começarão a receber os benefícios ainda neste semestre letivo, iniciando em julho de 2025. Caso algum estudante já tenha pago a matrícula antes de ser contemplado, ele poderá solicitar o reembolso à instituição.
A primeira-dama do estado, Gracinha Caiado, que também coordena o Goiás Social e atua como presidente de honra da OVG, expressou sua satisfação: “É um momento muito significativo, pois cinco mil estudantes de várias partes de Goiás terão a chance de mudar seu futuro com o apoio do Governo de Goiás.”
Gracinha destaca ainda que o ProBem é um #caminho para o futuro, oferecendo um Banco de Oportunidades que estimula o desenvolvimento de talentos e facilita a inserção dos universitários no mercado de trabalho, contribuindo para a geração de emprego e renda.
Sobre o ProBem
Instituído pelo governo atual, o ProBem amplia o apoio para os grupos mais vulneráveis, promovendo justiça social pelo acesso ao ensino superior e formando mão de obra qualificada. Desde 2019, o programa já beneficiou 49.369 estudantes em 117 diferentes cursos, abrangendo universitários em 239 municípios de Goiás e envolvendo 117 Instituições de Ensino Superior.