Programa Panamá Stopover bate recordes e projeta mais de 185 mil visitantes em 2025
O Panamá Stopover, iniciativa da Copa Airlines para fomentar o turismo no Panamá, registrou no primeiro semestre de 2025 quase 95 mil passageiros em trânsito que optaram por estender a viagem para conhecer o país. Com desempenho histórico em julho e expectativa de superar 185 mil visitantes até o fim do ano, o programa reforça sua relevância para a economia e a promoção do destino em nível regional.
Desenvolvido em parceria com a Autoridade de Turismo do Panamá (ATP) e a PROMTUR Panamá, o projeto permite incluir uma parada no país sem custo adicional na tarifa aérea — oferecendo “dois destinos pelo preço de um”. O hub de conexões da companhia no Hub das Américas®, aliado à posição estratégica do país, sustenta o crescimento do fluxo de visitantes e amplia o impacto sobre a economia criativa e o setor de viagens.
A companhia, subsidiária da Copa Holdings, S.A. e integrante da rede global Star Alliance, destacou a contribuição do hub para a competitividade do destino. “A conectividade oferecida pelo Hub das Américas® é uma vantagem estratégica que impulsiona o turismo, dinamiza a economia e gera milhares de empregos. Os resultados de 2025 refletem os esforços de uma equipe que, com orgulho, leva nossa bandeira panamenha aos mais altos céus do continente”, afirmou Pedro Heilbron, presidente executivo da companhia.
Copa Airlines amplia presença no Brasil com voos diários entre Manaus e Cidade do Panamá a partir de junho/2025 (Foto: Divulgação)
De janeiro a junho, o programa somou quase 95 mil participantes, alta de 18% ante igual período do ano anterior. O mecanismo do Stopover permite que passageiros em conexão em voos da companhia incluam alguns dias no país sem pagar a mais pela tarifa, estimulando a permanência e a dispersão de visitantes por diferentes atrações.
A permanência média foi de três dias. Entre as experiências mais procuradas estão o Canal do Panamá, além de gastronomia local, compras e a diversidade cultural, que ajudam a compor um portfólio de atividades com potencial de retorno ao destino.
Na virada do semestre, o programa acelerou: julho de 2025 foi o melhor mês da série histórica, com mais de 17.500 participantes. Com o suporte de mais de 80 parceiros do trade e uma plataforma digital renovada, a projeção oficial é ultrapassar 185 mil visitantes até dezembro.
Desde sua criação em 2019, o Stopover já levou mais de 640 mil turistas ao país. Em 2024, a iniciativa atraiu mais de 160 mil pessoas — crescimento de 25% em relação a 2023 — e respondeu por 8% do total de chegadas internacionais ao Panamá, consolidando-se como ferramenta-chave de promoção do destino e de captação de receitas associadas ao turismo.