Tem início nesta quarta-feira a 20ª edição do Panorama Internacional Coisas de Cinema, um festival que promete agitar as cidades de Salvador e Cachoeira, no Recôncavo Baiano. O evento, que acontece até o dia 9 de abril, reúne uma seleção diversificada de ao menos 120 filmes, incluindo curtas e longas-metragens de ficção e documentários, tanto de realizadores baianos quanto de outros estados e internacionais.
As exibições serão realizadas em cinemas locais; em Salvador, os filmes serão exibidos no Cine Glauber Rocha e na Sala Walter da Silveira, enquanto em Cachoeira, o Cine Theatro Cachoeirano será o espaço escolhido. Um júri especializado premiará produções nas mostras Nacional, Internacional e Baiana.
Além das exibições, o festival programou uma série de atividades interativas, como bate-papos, encontros com diretores e iniciativas formativas. Um dos destaques será o primeiro Seminário Sobre Exibição Cinematográfica, que reunirá mais de 30 exibidores de cinema de pequeno e médio porte, responsáveis por cerca de 400 salas em diversos estados do país. Marília Hughes, diretora de cinema e integrante da coordenação do festival, ressaltou a importância do seminário para fomentar discussões sobre políticas públicas que apoiem a produção e exibição do audiovisual brasileiro.
Homenagens também fazem parte da programação especial em comemoração aos 20 anos do festival. Uma das atrações é a exibição da cópia restaurada do icônico filme “Bye, Bye Brasil”, de Cacá Diegues, que faleceu em fevereiro deste ano. Também será prestada homenagem ao cineasta baiano Sérgio Machado, com a exibição de quatro de seus documentários, seguidas de bate-papos com o diretor.
O evento promete ser uma vitrine para o cinema nacional e uma oportunidade rica para debates e troca de experiências entre os profissionais da área.