No dia 20 de setembro, ocorrerá uma mobilização global para a limpeza de praias e ambientes costeiros, fazendo parte do International Coastal Cleanup (ICC), a maior ação coletiva deste tipo no mundo, promovida pela Ocean Conservancy. Durante todo o mês, diversas ações de conscientização estão sendo realizadas no Brasil, com ênfase em regiões como Agodoal, no Pará, onde foram realizadas visitas técnicas por parte do ICC.
A ação visa combater o acúmulo de lixo em áreas costeiras, intensificado por turistas e correntes marítimas. Um dos locais de destaque é a praia da Marieta, onde as tartarugas marinhas se reproduzem. O voluntário Alexandre Nogueira enfatiza a importância da participação neste evento global:
“A limpeza dos mares e praias será feita em mais de 150 países no dia 20 de setembro. Um relatório detalhado sobre o lixo coletado será enviado à ONU.”
Desde sua criação, o ICC já mobilizou quase 19 milhões de voluntários, resultando na remoção de mais de 400 milhões de libras de lixo dos oceanos. A coordenadora Katia Kalinovsky compartilhou a proposta para o evento deste ano no Brasil, que foi inspirada na Ilha do Marajó e nas tradições locais, associando o passado ao futuro:
“No estado do Pará, as atividades começam no dia 19 de setembro, com ações de educação ambiental para 80 crianças na Ilha da Várzea. No dia 20, a mobilização acontecerá na praia da Marieta, localizada na Reserva Extrativista do Maracanã. E em 21 de setembro, haverá outros dois eventos em Maracanã.”