Na última terça-feira, 25 de março, a equipe da Patrulha Detran realizou uma operação em Aragoiânia, localizada a 38 quilômetros de Goiânia, onde foram retirados 21 veículos e sucatas das ruas. A ação faz parte do esforço do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) para promover a limpeza e a segurança dos espaços públicos.
O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, ressaltou que a remoção de carros e carcaças abandonadas não apenas melhora a aparência urbana, mas também é essencial para a saúde pública, ajudando a combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya. “Muitos veículos encontrados apresentavam poças de água, o que aumenta o risco de transmissão de doenças. A saúde pública é uma preocupação constante para o Detran, que se coloca como parceiro na luta contra a dengue”, afirmou Delegado Waldir.
De acordo com o Art. 279A da Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997, no Código de Trânsito Brasileiro, veículos abandonados, deteriorados ou acidentados podem ser removidos para depósitos designados pelo órgão competente. O Detran-GO encoraja a população a relatar qualquer veículo ou carcaça abandonada pelos canais de comunicação disponíveis, como o telefone 154.