A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais e do Grupo Antirroubo a Banco (GAB)/DEIC, desarticulou um grande esquema de receptação e furto de cabos de cobre e componentes elétricos, com a apreensão de quase meia tonelada desses materiais em Goiânia e Região Metropolitana, no dia 16 de dezembro. A operação contou com o apoio de funcionários da empresa Equatorial Energia.
Durante a ação, uma mulher suspeita de fazer parte do esquema foi presa em flagrante. As investigações indicaram que um casal era o responsável pelas atividades criminosas, que incluíam o armazenamento dos materiais furtados em galpões próximos à residência deles, localizada no setor Carolina Parque, em Goiânia. Um homem foi flagrado tentando vender cobre para a suspeita e, em seu veículo, foram encontrados aproximadamente 15 quilos de cobre e outros metais.
Na casa da suspeita e nos galpões associados a ela e ao companheiro, foram encontrados itens pertencentes à Equatorial, caracterizando crime de receptação qualificada. Além disso, foi detectado um furto de energia elétrica na residência, com desvio antes da medição oficial. A suspeita, que alegou atuar há anos na compra e venda de materiais recicláveis, foi levada à DEIC para formalização do Auto de Prisão em Flagrante.
A operação teve a colaboração de técnicos da Equatorial, que confirmaram a propriedade dos itens recuperados. A Polícia Civil continua a investigar para identificar e responsabilizar outros possíveis envolvidos no esquema.