Na última quarta-feira, 21 de junho, a Polícia Civil de Goiás deu continuidade à *Operação Visita Inesperada* em Goiânia, com o objetivo de investigar denúncias sobre possíveis irregularidades em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). A ação teve um enfoque em garantir a proteção e os direitos dos idosos acolhidos no abrigo.
A operação foi realizada pela Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai) de Goiânia, em parceria com a Vigilância Sanitária da cidade. O intuito foi examinar as condições estruturais e sanitárias do local, alinhando-se assim às normas contempladas no Estatuto do Idoso e diretrizes sanitárias em vigor, que visam assegurar um ambiente seguro e saudável para os residentes.
Detalhes da Inspeção
As equipes envolvidas realizaram uma minuciosa inspeção nas dependências da instituição. Este trabalho incluiu a avaliação das condições de higiene, organização e armazenamento de alimentos, além da checagem do estado de saúde dos idosos acolhidos e a atuação dos cuidadores. Também foram analisados aspectos vinculados à segurança e à regularidade do funcionamento do abrigo.
O caráter da *Operação Visita Inesperada* é essencialmente preventivo e educativo. O foco é garantir a integridade física e psicológica dos idosos, além de promover a qualidade nos serviços oferecidos a essa população vulnerável em Goiânia.


