Policlínicas em Goiás expandem acesso a consultas e procedimentos especializados para a população local

4 Leitura mínima
Policlínicas em Goiás expandem acesso a consultas e procedimentos especializados para a população local

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) registrou a marca de 3 milhões de atendimentos médicos realizados desde 2022 nas suas seis policlínicas, uma iniciativa que busca facilitar o acesso à assistência médica para a população goiana e promover a regionalização da saúde.

As policlínicas complementam a rede estadual de saúde, que já conta com 25 grandes hospitais estratégicos, oferecendo consultas em 23 especialidades, serviços multiprofissionais, exames e procedimentos de média complexidade. Além disso, quatro das seis unidades também são equipadas com serviços de hemodiálise.

Atendimentos em Policlínicas

Seis policlínicas goianas alavancam Regionalização da Saúde em Goiás (Foto: SES-GO)

Localizadas em Goianésia, São Luís de Montes Belos, Formosa, Posse, Quirinópolis e cidade de Goiás, as policlínicas goianas vêm apresentando um aumento significativo na quantidade de atendimentos. De acordo com dados da SES-GO, em 2022 foram contabilizadas 103,2 mil consultas, enquanto em 2023, até agosto, esse número saltou para 156,6 mil. O total de exames realizados também cresceu, passando de 307,1 mil para quase 500 mil em um ano.

O governo estadual planeja expandir ainda mais o atendimento com a inauguração de três novas policlínicas, que estarão localizadas em Mozarlândia, Mineiros e Campos Belos. As obras na unidade de Mozarlândia já atingiram 40% de conclusão, com as outras duas em fase inicial de execução. O secretário da saúde, Rasível Santos, destaca a importância dessas unidades para oferecer suporte à população, reduzindo a necessidade de longas deslocações.

As policlínicas não apenas realizam consultas especializadas, como também funcionam como centros de diagnóstico abrangendo procedimentos como raios X, endoscopia, tomografia, mamografia, colonoscopia e ressonância magnética. Santos ressalta que esses exames são essenciais para a prevenção e diagnóstico precoce de doenças, incluindo o câncer.

“Muitas pessoas evitavam realizar uma colonoscopia devido à demora e desconforto da viagem”, diz o secretário.

A Policlínica de Saúde da Região do Entorno, situada em Posse, também oferece um Centro de Especialidades Odontológicas, que atende à demanda por procedimentos odontológicos complexos. As unidades em Posse, Goianésia, Formosa e Quirinópolis oferecem o Serviço de Hemodiálise, proporcionando um atendimento mais acessível e humanizado para pacientes com doenças renais crônicas.

Uma moradora de Águas Lindas de Goiás, Sarita Oliveira dos Anjos da Rocha, descreveu sua experiência positiva ao agendar uma mamografia em uma unidade básica da sua cidade. Após 20 dias, ela conseguiu realizar o exame na Policlínica do Entorno, em Formosa, destacando a agilidade no agendamento como um aspecto positivo do serviço.

Impacto das Policlínicas

As policlínicas de Goiás, com sua estrutura e serviços, têm se mostrado fundamentais para aumentar a oferta de saúde pública, facilitando o acesso e melhorando a qualidade do atendimento à população. Este modelo representa um passo importante para a equidade na saúde no estado, permitindo que cidadãos tenham acesso a serviços essenciais sem enfrentar longas distâncias.

O contínuo investimento nessa estrutura reflete o compromisso do estado com a saúde pública, visando garantir um atendimento de qualidade e humanizado a todos os goianos, independentemente de sua localização. O avanço na regionalização da saúde é um fator crucial para a melhoria das condições de vida da população.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *