Pós-Graduação em Gestão Cultural Movimenta Goiás e Atraí Profissionais de Todo o Brasil
A primeira especialização Lato Sensu gratuita em Gestão Cultural, promovida pelo Governo de Goiás em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), está gerando um expressivo interesse em todo o país. Com início programado para março de 2026 e duração de 18 meses, o curso recebeu 557 inscrições provenientes de 23 estados brasileiros, demonstrando sua relevância para a formação profissional no setor cultural.
O curso, viabilizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) ecom execução da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE), é um marco nas políticas de qualificação cultural no estado. Goiás se destacou com 332 inscrições, seguido por São Paulo, Minas Gerais e outros estados, reafirmando a diversidade do processo seletivo.
A presença de candidatos de diferentes regiões, como Bahia, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul, reforça o caráter inclusivo da iniciativa. A maioria dos inscritos, totalizando 382, é composta por profissionais da cultura, enquanto 132 são servidores públicos estaduais e municipais, além de 17 representantes federais, evidenciando o interesse do setor público na formação cultural.
Concorrência e Processo Seletivo
As inscrições deferidas e indeferidas foram divulgadas no dia 19 de dezembro. A concorrência para profissionais da cultura residentes em Goiás e em outras localidades ficou em 9,55 candidatos por vaga. Para servidores públicos estaduais, a relação é de 3,77, e, no caso dos vinculados à Secretaria da Cultura, é de 1,30 por vaga. Para servidores federais, a concorrência é de 3,40 candidatos por vaga. Os resultados estão disponíveis no site do Núcleo de Seleção da UEG.
Formatos e Conteúdos do Curso
A especialização será oferecida na modalidade de Educação a Distância (EaD), com aulas síncronas e telepresenciais na Unidade Universitária Goiânia-Laranjeiras da UEG, contando com o apoio do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear). O curso, coordenado pelo Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual (CriaLab/UEG), é subsidiado pela Secult Goiás.
A grade curricular abrange temas essenciais como planejamento cultural, captação de recursos, elaboração e gestão de projetos, execução orçamentária e gestão financeira, com o intuito de aprimorar as competências de gestores culturais e agentes públicos. A divulgação da lista de inscrições deferidas e a concorrência está agendada para 19 de fevereiro. Informações adicionais sobre o processo estão disponíveis no site do CriaLab.

