Conclusão da Pré-COP30 em Brasília e Compromissos Climáticos do Brasil
A Pré-COP30 chegou ao fim nesta terça-feira em Brasília, com a participação de delegações de 67 países que debateram estratégias para estabelecer um consenso em torno das metas climáticas, visando o encontro da COP30, programado para iniciar no 10 de novembro em Belém, Pará.
Durante o evento, o Brasil anunciou sua iniciativa sobre combustíveis sustentáveis, denominada Compromisso de Belém. Essa proposta tem como objetivo quadruplicar a utilização desses combustíveis até 2035, buscando alternativas viáveis aos combustíveis fósseis.
O enfoque está em fontes sustentáveis como hidrogênio, biocombustíveis e combustíveis sintéticos, essenciais para o processo de descarbonização dos sistemas energéticos e o combate às mudanças climáticas. O país está em negociações com nações parceiras, incluindo Índia, Itália e Japão, para apoiar essa proposta.
A cerimônia de encerramento da Pré-COP30 contou com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que enfatizou a importância de garantir recursos para que as medidas de preservação ambiental sejam viáveis. Ela declarou:
“É fundamental que, com o apoio dos economistas e o ciclo de finanças, possamos mapear o caminho necessário. Discutir a COP e a implementação não faz sentido sem os recursos financeiros, humanos e tecnológicos.”
O principal desafio da COP30 será estabelecer um consenso entre as nações sobre medidas efetivas para enfrentar as mudanças climáticas globais. Espera-se que, em Belém, sejam firmados acordos que possibilitem o acesso a recursos financeiros para que países em desenvolvimento alcancem suas metas de proteção ambiental.