O 1º Congresso de Gestão Ambiental foi iniciado em 24 de fevereiro de 2025, organizado pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O evento reúne representantes dos 246 municípios goianos, incluindo uma delegação de dez integrantes da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), de Goiânia.
Na abertura, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, destacou a importância do congresso para a troca de informações e boas práticas entre os municípios. Ele mencionou as ações inovadoras da Amma, como a reciclagem de pneus, e afirmou que Goiânia está empenhada em implementar políticas eficazes de reciclagem com o objetivo de ser uma cidade lixo zero.
Durante o evento, os municípios receberam computadores para auxiliar nas atividades dos órgãos ambientais. A presidente da Amma, Zilma Peixoto, recebeu simbolicamente um dos equipamentos, ressaltando a importância da troca de experiências promovida pelo congresso.
Um dos anúncios significativos foi a criação do Índice de Sustentabilidade Municipal, que avaliará a sustentabilidade e gestão ambiental nos municípios de Goiás. O índice será estruturado em quatro eixos: Gestão Ambiental, Saneamento e Resíduos, Conservação e Biodiversidade, e Proteção Ambiental, permitindo uma alocação mais eficiente de recursos de acordo com as realidades locais.
O Congresso se estenderá até 26 de fevereiro.