Em Goiânia, no domingo (17/8/2025), o prefeito Sandro Mabel entregou 100 escrituras definitivas a moradores do Residencial Senador Albino Boaventura e de bairros como Nova Esperança e Finsocial, na Região Noroeste. A ação, realizada durante o evento Gabinete Itinerante, integra o Programa de Regularização Fundiária da Prefeitura, que tem como meta conceder 40 mil escrituras até o fim da gestão, com foco em impacto social e segurança jurídica na cidade.
Segundo a Secretaria Municipal de Habitação, já foram entregues quase 4 mil títulos desde o início da iniciativa, e mais 400 escrituras devem ser distribuídas nos próximos dias na região. O titular da pasta, Juliano Santana, afirmou que a meta é atingir 10 mil entregas de escrituras por ano, destacando que o documento transforma posse em propriedade, facilita acesso a crédito para melhorias e valoriza o imóvel.
Ao participar do evento, o prefeito reforçou que a regularização fundiária “devolve dignidade” a famílias que aguardam há anos pelo registro definitivo. Ele disse que a agenda vai avançar “nos próximos quatro anos” e citou o atendimento a demandas do vereador Tião Peixoto, responsável pela realização do Gabinete Itinerante, que reúne serviços diversos à população.

Durante a ação, Tião Peixoto agradeceu a presença do prefeito e ressaltou o efeito prático da medida para o dia a dia das famílias. “O povo está alegre nesta manhã. Isso aqui é uma parceria com o prefeito. Eu posso dizer que tenho um amigo e um gestor que olha por todos da cidade”, afirmou.
Segurança jurídica e valorização do imóvel
Moradora há 17 anos no Albino Boaventura, Vanessa Tiene recebeu a escritura e descreveu alívio e segurança ao garantir a propriedade da casa: “Lutei muito para ter meu espaço. Só de saber que agora a casa é minha é gratificante! É uma segurança que nós vamos ter agora. É um alívio!”.
Também beneficiada, Vanderlene Alves da Silva esperava a regularização havia quase duas décadas. “É maravilhoso a gente ter esse documento em mãos. Antes, a gente tinha só um contrato. Agora, eu sou a dona oficial. É diferenciado. É uma garantia, segurança e certeza que, se eu faltar, meus filhos estão seguros”, relatou.

Fotos: Alex Malheiros