Neste sábado, 22 de março, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia realizará o terceiro Mutirão de Consultas Especializadas de 2025, a partir das 8h. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visa reduzir a fila de espera por atendimentos especializados, beneficiando mais de 1.100 moradores de diversas idades.
Os atendimentos ocorrerão simultaneamente em quatro locais: no Centro de Especialidades Municipal (CEM), localizado no Jardim Boa Esperança; no Ambulatório Multiprofissional de Aparecida de Goiânia (Amag), no Jardim Nova Era; no Hospital de Olhos de Aparecida, no Centro; e na Clínica de Especialidades Médicas de Aparecida (CEMA), no Jardim Monte Cristo. Todos os atendimentos já foram agendados previamente pela SMS, levando em consideração a fila de espera da Central de Regulação Municipal.
No CEM, estão previstas 240 consultas em especialidades como nefrologia, cardiologia, otorrinolaringologia, mastologia, obstetrícia de alto risco e dermatologia. A unidade também realizará 60 ultrassonografias (30 obstétricas e 30 endovaginais) e 10 inserções de DIU, além de 23 procedimentos odontológicos, que incluem 5 bucomaxilofaciais, 5 estomatológicos, 8 frenectomias e 5 endodontias. Nesta edição, o CEM ofertará ainda 50 testes rápidos para hepatite B, sífilis e HIV.
No Amag, estarão disponíveis 270 consultas nas áreas de cardiologia, neuropediatria, ortopedia e neurologia, juntamente com 90 testes da linguinha na especialidade de fonoaudiologia. O Hospital de Olhos e a CEMA oferecerão 300 e 200 consultas oftalmológicas, respectivamente.
De acordo com o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, os mutirões são uma determinação do prefeito Leandro Vilela para minimizar a fila de espera por consultas especializadas na cidade. “Continuamos nesse esforço permanente, com muito planejamento, para facilitar o acesso da população aos atendimentos com especialistas e a procedimentos e exames. Essa estratégia é muito bem-sucedida e vamos mantê-la e expandi-la sempre que possível”, afirmou Magalhães.