A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Turismo Eventos e Lazer ( Agetul), participou da 2ª Jornada de Inovação e Turismo, promovida pela Belotur. O evento reuniu gestores, profissionais e especialistas de destinos turísticos brasileiros e internacionais, com foco em boas práticas e estratégias de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).
Entre os dias 26 e 28 de novembro, os Analistas em Cultura e Desporto Renato Isaac e Fabricio Ramalho, do Departamento de Turismo da capital goiana, representaram Goiânia no evento promovido pela Belotur em Belo Horizonte. Eles conheceram iniciativas como o lançamento do Guia Virtual do Mercado Central e o Menuuh, um catálogo de experiências turísticas de Belo Horizonte, além de participarem de uma visita ao icônico Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO.
A Jornada de Inovação e Turismo reuniu gestores e especialistas para compartilhar boas práticas internacionais na gestão de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Nesta edição, participaram representantes de importantes destinos brasileiros, como Rio de Janeiro, Gramado, Santos, Curitiba e Goiânia, além de Karina Fortete e Sebastian Soumastre, da Rede Ibero-Americana DTI e da Divisão de Turismo de Montevidéu, no Uruguai, que trouxeram contribuições valiosas sobre inovação e sustentabilidade no turismo.
Durante o evento, os analistas goianos apresentaram as ações inovadoras que estão sendo implementadas em Goiânia por meio da metodologia DTI. O trabalho, alinhado à transformação digital, prioriza a acessibilidade, sustentabilidade, governança, inovação e tecnologia, reforçando o compromisso da capital com a experiência turística de qualidade e o desenvolvimento sustentável.
Entre os projetos destacados estiveram o Goiânia Gastronômica, desenvolvido pelo Sebrae-GO com o apoio da Agetul, e a Rota Sertaneja, uma iniciativa da Agetul realizada com o apoio do Sindibares-GO e da Abrasel-GO.
A troca de conhecimento e a integração com gestores de destinos como Rio de Janeiro, Curitiba, Santos e Gramado, além de representantes internacionais, reforçaram o compromisso de transformar Goiânia em um destino ainda mais inovador e conectado às melhores práticas globais.
Fonte: Prefeitura de Goiânia