Na tarde de terça-feira, 8 de julho de 2025, a Prefeitura de Goiânia através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez a entrega de mais de 5 mil itens essenciais ao Hospital e Maternidade Dona Íris. Entre os materiais oferecidos, estavam medicamentos críticos para gestantes, além de agulhas, soro intravenoso e outros suprimentos hospitalares. A necessidade de tais itens emergiu a partir de uma visita técnica da SMS, que revelou a carência de insumos básicos para a continuidade dos atendimentos.
O secretário de Saúde, Luiz Pellizzer, destacou a importância dessa iniciativa: “Nossa equipe está visitando as maternidades e dialogando com profissionais e pacientes para compreender as principais necessidades e como podemos ajudar”. Destacou também que, somente neste ano, o governo já investiu mais de R$ 103,6 milhões na Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc), responsável pela gestão das unidades de saúde, além de enviar recursos adicionais para evitar crises maiores.
A assessora técnica da SMS, Milena Bemfica, explicou que a entrega teve como objetivo suprir lacunas até o próximo repasse, que está previsto para julho. “Recebemos relatos de que exames não estavam sendo realizados devido à falta de papel para imprimir resultados, que não conseguem ser publicados na tela. Por isso, estamos enviando papel, testes para Covid e Influenza, entre outros insumos necessários”, afirmou.
Repasses e pagamentos
A SMS esclareceu que os repasses financeiros para a Fundahc são realizados assim que a secretaria recebe o repasse do Ministério da Saúde para cobrir serviços de média e alta complexidade, como os oferecidos pelas maternidades. “Recebemos os repasses referentes ao mês de julho nesta terça e faremos o pagamento à fundação até amanhã. É relevante lembrar que as obrigações com fornecedores são geridas pela fundação, que possui autonomia nesse aspecto”, completou Pellizzer.
Foto: SMS
Essa ação demonstra o compromisso da Prefeitura de Goiânia com o fortalecimento da rede de saúde, com foco especial em serviços que garantem a saúde materno-infantil, refletindo os esforços contínuos para melhorar a qualidade do atendimento médico na região.