A Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia a partir de quarta-feira, 19 de fevereiro, uma campanha para a aplicação do medicamento Palivizumabe, que protege bebês e crianças de infecções graves causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), como bronquiolite e pneumonia. A medicação estará disponível na Unidade de Saúde da Família (USF) do Conjunto Riviera, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, até 9 de julho.
O Palivizumabe é oferecido a crianças com menos de 1 ano que nasceram prematuras (com menos ou igual a 28 semanas de gestação) e a crianças até 2 anos com doenças pulmonares crônicas ou cardiopatias congênitas. O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, explica que o imunobiológico é administrado por injeção intramuscular, estimulando a produção de anticorpos específicos contra o VSR, oferecendo proteção a bebês vulneráveis durante a sazonalidade das doenças respiratórias.
O medicamento, que tem um custo médio de R$ 8 mil por caixa, é disponibilizado gratuitamente pelo SUS. Os pais devem solicitar previamente na Gerência de Assistência Farmacêutica da SMS, que está no Bloco D do Paço Municipal. Além disso, a SMS contará com uma equipe de vacinação para aplicar o medicamento em pacientes internados.
Para solicitar a aplicação do Palivizumabe, os responsáveis devem apresentar um formulário de solicitação preenchido e carimbado pelo médico, juntamente com a receita médica, um relatório que justifique a solicitação, cópias da certidão de nascimento, comprovante de endereço, cartão SUS e a caderneta de vacinação da criança. Para aqueles que já receberam doses do medicamento em 2024, é necessário apresentar relatórios médicos e receituários atualizados. A Gerência de Assistência Farmacêutica está localizada na Sala 12, 1º andar do Bloco D do Paço Municipal, na Avenida do Cerrado, número 999, Park Lozandes. Para esclarecimentos, a população pode contatar a SMS pelos telefones 3524-1502 ou 3524-1798.