Acontece no PaísAcontece no País
  • INÍCIO
  • TURISMO
  • CULTURA
  • AGRO
  • MEIO AMBIENTE
Leitura: Prefeitura de Goiânia lança Refis 2024
Compartilhar
Redimensionador de fontesAa
Acontece no PaísAcontece no País
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • INÍCIO
  • TURISMO
  • CULTURA
  • AGRO
  • MEIO AMBIENTE
Siga-nos

Feito por Logo da Reczilla

Goiânia

Prefeitura de Goiânia lança Refis 2024

Redação
Publicado 28 de outubro de 2024
Compartilhar
5 Leitura mínima
Prefeitura de Goiânia lança Refis 2024
Compartilhar

A Prefeitura de Goiânia encaminhou à Câmara Municipal projeto de lei que institui e disciplina o Programa de Recuperação de Créditos Tributários, Fiscais e Não Tributários. Além disso, o projeto autoriza a participação do município na XIX Semana Nacional de Conciliação, referente ao exercício fiscal de 2024, que ocorre entre os dias 4 e 8 de novembro.

O artigo 3º do projeto destaca que créditos tributários são aqueles decorrentes de impostos – Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU/ITU), Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), taxas e contribuições municipais.

A redução da multa moratória, da multa punitiva e dos juros de mora dos débitos tributários, fiscais e não tributários para débitos consolidados ou não, ainda que já tenham sido parcelados e/ou reparcelados, observará os seguintes percentuais:

I – 99% no caso de pagamento à vista;

II – 80% em até 20 parcelas;

III – 70% se parcelado entre 21 e 40 parcelas;

IV – 60% se parcelado entre 41 e 60 parcelas.

Pelo projeto, nenhuma parcela poderá ser inferior a R$ 100 para pessoas físicas; e R$ 300 para pessoas jurídicas. Não incidirão juros nas parcelas vincendas resultantes do parcelamento/reparcelamento, desde que a parcela seja paga até a data do vencimento de cada uma delas.

O prefeito Rogério, ao justificar o envio do projeto de lei à Câmara, afirma que o objetivo da proposta é incentivar a resolução pacífica dos conflitos, realizado anualmente em conjunto com o Tribunal de Justiça e o Conselho Nacional de Justiça. O propósito visa recuperar créditos não adimplidos dentro do prazo legal pelos contribuintes da capital.

“A pretensa lei busca permitir a participação do Município de Goiânia na Semana Nacional de Conciliação do exercício de 2024, que ocorrerá em novembro, bem como busca estender um pouco mais o período de conciliação tributária, permitindo que contribuintes em situação de inadimplência possam negociar seus débitos com descontos nos juros e multa por um prazo maior”, pontua Rogério.

O prefeito esclarece que a proposta prevê a concessão de anistia aos contribuintes, por meio da redução da multa moratória, da multa punitiva e dos juros de mora sobre débitos tributários, fiscais e não tributários, sejam eles consolidados ou não, incluindo aqueles já parcelados e/ou reparcelados, nos percentuais definidos no projeto de lei. “O projeto autoriza o parcelamento dos débitos, possibilitando aos contribuintes a quitação de suas obrigações fiscais de forma menos onerosa. O município, por sua vez, se beneficia ao receber seus créditos tributários sem necessidade de recorrer à execução fiscal, que implicaria maiores custos e maior prazo”, afirma.

Incremento da receita

Embora o programa preveja descontos nos débitos, a expectativa da Prefeitura é de incremento na receita municipal por meio da recuperação de créditos, ao oferecer aos contribuintes inadimplentes a oportunidade de regularizar sua situação fiscal. A regularidade fiscal garantirá a obtenção de certidões junto ao município, assegurando a continuidade das atividades empresariais.

O prazo de adesão aos benefícios do Programa de Recuperação de Créditos Tributários, Fiscais e Não Tributários do exercício de 2024 será de 30 dias, sem possibilidade de prorrogação, em razão de fechamento de exercício e prestação de contas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Critérios

Para os débitos que já se encontram em cobrança judicial, a dispensa de custas processuais e honorários advocatícios somente poderá ocorrer quando houver prévio reconhecimento na esfera judicial da hipossuficiência econômica, devendo ser requerida antecipadamente, perante o Poder Judiciário.

No caso de débito em execução fiscal, com bloqueio judicial, penhora ou arresto de bens efetivados nos autos, ou com outra garantia, a concessão do parcelamento fica condicionada à manutenção da garantia. O não pagamento de três parcelas consecutivas ou havendo uma parcela vencida por mais de 90 dias configurará quebra de acordo de parcelamento, determinando que a dívida do contribuinte ou devedor retorne aos seus valores originais, descontando-se os valores pagos e respeitando a proporcionalidade entre as diferentes rubricas de débito.



Fonte: Prefeitura de Goiânia
Secretaria de Gestão de Pessoas publica Edital de convocação nº 08 – Posse de aprovados no Concurso Público 001/2019 – Prefeitura de Alto Horizonte
Fortalecendo Laços: Encontro entre Sistema Fieg e Prefeitura de Jataí
Mais de 300 oportunidades de emprego são abertas em Aparecida de Goiânia no início de dezembro
Cia de Teatro Nu Escuro apresenta espetáculo premiado em Aparecida de Goiânia neste sábado, 12 de julho de 2025
Goiânia pode instituir Dia Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Alopecia Areata, afirma vereador Willian Veloso.
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp? WhatsApp? LinkedIn Telegram Threads Bluesky E-mail Copiar Link Imprimir
Compartilhar
Qual é o seu sentimento?
Amor0
Feliz0
Surpresa0
Com sono0
Nervoso0
Triste0
Chorar0
Artigo anterior Pescaria das Crianças foi um Sucesso | Prefeitura de Jataí Pescaria das Crianças foi um Sucesso | Prefeitura de Jataí
Próximo artigo Museu Zoroastro Artiaga será restaurado – Secretaria de Estado da Cultura Museu Zoroastro Artiaga será restaurado – Secretaria de Estado da Cultura
Reisen Clube TV
Reisen Clube TV Baixe o App
Sobre a Reisen Clube TV
Assistir o Estradas e Lentes Conhecer a Reczilla Fazer um anúncio

Você também pode gostar

Herso lança seleção com 135 vagas para cadastro de reserva
Goiás

Herso lança seleção com 135 vagas para cadastro de reserva

1 Leitura mínima
Relatório de Pesquisa de Preços em Postos de Combustíveis
Jataí

Relatório de Pesquisa de Preços em Postos de Combustíveis

1 Leitura mínima
Click Goiânia: A Cidade como Inspiração e Lente para Novos Olhares.
Acontece no PaísCulturaDestaqueGoiâniaTurismo

Click Goiânia: A Cidade como Inspiração e Lente para Novos Olhares.

2 Leitura mínima
Acontece no PaísAcontece no País
Siga-nos

Logo da Reczilla

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?