A Prefeitura de Goiânia intensificou, nos últimos dez meses, suas ações de limpeza e manutenção do sistema de drenagem urbana. O esforço tem como meta garantir a desobstrução dos dispositivos e minimizar os alagamentos em épocas de chuva. As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e do Consórcio Limpa Gyn são responsáveis pela operação, atendendo demandas do aplicativo Goiânia 24h e realizando vistorias preventivas por toda a cidade.
Durante esse período, foram removidas 651.579,21 toneladas de lixo da rede de drenagem. Dentre esse total, 27,7 toneladas foram retiradas diretamente de dispositivos de escoamento e 517,8 toneladas pelo Consórcio Limpa Gyn. O balanço inclui também 38.205 limpezas de bocas de lobo, 96.430 metros de redes de drenagem higienizados, além da manutenção de 847,5 bueiros e pontes e a recuperação de 2,3 mil bocas de lobo. Além disso, 610 tampas foram substituídas, assim como 260 tampas de poços de visita.
Segundo o prefeito Sandro Mabel, a ocorrência de chuvas tende a levar galhos, folhas e lixo para a rede de drenagem. “Se não estiver limpa, isso aumenta o risco de alagamentos. Por isso, atuamos com antecedência contínua, evitando assim transtornos à população”, declarou. Ele enfatizou a postura rigorosa da administração contra o descarte irregular de resíduos, afirmando que existe “tolerância zero” para quem descarta lixo em áreas públicas ou de preservação. “Esse comportamento prejudica todo o sistema e coloca vidas em risco. A cidade é de todos, e todos precisam ajudar a cuidar”, destacou.
As equipes também realizaram vídeo inspeção em 78.304 metros de galerias de águas pluviais. Ao todo, foram registradas 26,4 mil toneladas de resíduos da coleta seletiva e 375,5 mil toneladas da coleta domiciliar. Todo esse trabalho é realizado manualmente e com o auxílio de caminhões hidrojato, que são essenciais para a limpeza em locais de difícil acesso e garantem a eficácia no serviço.
O prefeito Mabel ressaltou que a intensificação das ações durante o período chuvoso visa proteger os moradores de Goiânia. “Nosso objetivo é garantir que cada boca de lobo, cada ramal e cada galeria estejam funcionando de maneira plena. Este é um trabalho abrangente e contínuo, com resultados concretos para a segurança da população. Estamos fazendo nossa parte, e queremos que Goiânia enfrente essa época com mais tranquilidade”, concluiu.
Fotos Seinfra

