A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua , em parceria com a Defesa Civil, realizou serviço de apoio e encaminhamento especializado para pessoas em situação de rua que se encontravam em área de risco às margens do Córrego Botafogo.
A equipe do Centro Pop atuou em parceria com a Defesa Civil para assegurar o encaminhamento para a rede de proteção dos usuários dos serviços socioassistenciais do município. O objetivo do serviço prestado regularmente é garantir a segurança e a integridade das pessoas em situação de rua.
As equipes de abordagem social desempenham um papel crucial no atendimento às pessoas em situação de rua durante períodos de chuvas intensas. A busca ativa e abordagem, percorrem áreas com altas concentrações de pessoas em situação de rua, oferecendo acolhimento e suporte. Além dessas ações as equipes trabalham visando protegê-las de riscos como hipotermia e outros problemas associados à exposição às intempéries.
A secretária municipal responsável pela pasta, Eerizania Freitas, ressaltou a importância da iniciativa: “Nosso compromisso é assegurar que ninguém fique desamparado, especialmente em situações de risco iminente. A parceria com a Defesa Civil fortalece a rede de proteção, permitindo-nos agir com mais rapidez e eficiência.”
Alerta
Desde o início de janeiro, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil Municipal, tem orientado a população sobre os cuidados necessários diante da ocorrência de chuvas, acompanhadas de vento forte. O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) informa que a combinação de calor e umidade favorece a formação de áreas de instabilidade, resultando em chuvas irregulares, que podem ser volumosas em algumas regiões.
Coordenador municipal da Defesa Civil, Robledo Mendonça destaca a importância de a população estar atenta aos avisos meteorológicos e adotar medidas preventivas para garantir a segurança. “Diante das chuvas, que podem ser acompanhadas por ventos fortes, é fundamental que os moradores evitem áreas alagadas, não estacionem veículos sob árvores e, se possível, permaneçam em locais seguros durante as tempestades”, pontua.
Na semana passada, o prefeito Sandro Mabel anunciou uma parceria com o aplicativo de navegação por GPS Waze, que visa evitar que motoristas entrem na Marginal Botafogo em momentos de chuva e também para apontar rotas alternativas que podem ser percorridas com segurança, dando fluidez ao trânsito.
O anúncio foi feito durante reunião na qual o Gabinete de Crise Climática apresentou a conclusão do plano de trabalho contra chuvas intensas em Goiânia. O Gabinete, por meio da Defesa Civil, terá acesso à edição do aplicativo para fazer a interdição virtual da Marginal Botafogo. Com isso, o Waze automaticamente apresentará outras rotas que podem ser percorridas.
Ao mesmo tempo, o Gabinete de Crise Climática atuará em parceria com rádios de Goiânia, num total de 22, que vão emitir alertas de chuvas e de riscos de alagamentos. Além desse trabalho voltado para as emergências, há um planejamento de obras a serem executadas na Marginal Botafogo.
Fonte: Prefeitura de Goiânia