A professora Karine Lopes, da Escola do Futuro de Goiás (EFG) Raul Brandão, localizada em Mineiros, será agraciada na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, conhecida como COP30, que ocorrerá em Belém, Pará, a partir de 10 de novembro. Este evento é considerado um dos maiores do mundo voltado para discutir questões climáticas e de sustentabilidade.
Com a expectativa de atrair mais de 40 mil participantes, incluindo líderes, especialistas e representantes internacionais, a COP30 se consolida como um marco global para o diálogo sobre ações ante as mudanças climáticas. A presença da professora Lopes nesta conferência destaca a contribuição significativa de iniciativas locais no combate à degradação ambiental.
Homenagem na COP30
Karine Lopes receberá o Troféu Destaque, uma iniciativa da Rede Mulher Florestal, em reconhecimento ao seu inovador projeto na startup Nature Cap. Este empreendimento desenvolve cápsulas biodegradáveis, destinadas ao reflorestamento com suporte de drones, um conceito que alia tecnologia à sustentabilidade.
O projeto, que é resultado de sua pesquisa para os graus de mestrado e doutorado, foi submetido a um edital promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), focando no desenvolvimento de soluções tecnológicas eficazes para o reflorestamento.
“Estou emocionada com este reconhecimento, que é o fruto de anos de dedicação e busca por inovação. É um reflexo do que busco compartilhar com meus alunos: o valor da pesquisa e da sustentabilidade”, declarou Karine Lopes, que leciona Prática Profissional e Projeto Integrador.
José Frederico Lyra Netto, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, enfatizou a importância da vitória como um indicativo da qualidade de formação e da inovação presente entre os educadores das Escolas do Futuro de Goiás. Segundo ele, a conquista da professora Lopes é um exemplo do potencial de transformação do conhecimento científico em ações concretas para o desenvolvimento sustentável.
“Esse resultado comprova a capacitação dos profissionais que o Governo de Goiás tem formado, que são preparados para enfrentar os desafios e proporcionar soluções para o crescimento sustentável do nosso estado e do Brasil”, acrescentou.
Escolas do Futuro
As Escolas do Futuro de Goiás são instituições voltadas ao ensino profissionalizante, vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde 2021, estas escolas estão sob a gestão da Universidade Federal de Goiás (UFG), através de um convênio.


