Projetos de turismo sustentável podem participar de desafio promovido pela ONU.

1 Leitura mínima
Projetos de turismo sustentável podem participar de desafio promovido pela ONU.

Estão abertas as inscrições para o Desafio de Turismo Indígena na América Latina e Caribe, uma iniciativa da ONU Turismo em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe. Os interessados têm até o dia 15 de junho para participar.

O desafio visa apoiar projetos e startups que promovam o turismo sustentável, respeitando os saberes tradicionais e os territórios dos povos indígenas. As iniciativas devem valorizar culturas ancestrais por meio de experiências turísticas autênticas, como rituais, cerimônias espirituais, práticas de saberes tradicionais, visita a sítios históricos e conexão com a natureza. Além disso, os projetos precisam contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades, garantindo respeito à autonomia e identidades locais.

O foco do desafio são empreendimentos inovadores com até três anos de atuação, que demonstrem impacto social mensurável, viabilidade econômica e potencial de crescimento. Os finalistas terão acesso a incentivos como mentoria especializada, bolsas de estudo e visibilidade internacional em eventos. O projeto vencedor será premiado com US$ 10 mil e receberá apoio técnico para sua implementação.

As propostas devem incluir soluções que promovam o empoderamento econômico de comunidades indígenas, a valorização da gastronomia local e o incentivo ao turismo indígena.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *