Quixadá (CE) recebe 9º Encontro de Leitores do Sertão Central para celebrar a literatura cearense

2 Leitura mínima
Quixadá (CE) recebe 9º Encontro de Leitores do Sertão Central para celebrar a literatura cearense

Quixadá, no sertão cearense, será palco do 9º Encontro de Leitores do Sertão Central, que ocorrerá de 18 a 20 de setembro. O evento celebra a literatura, a leitura e o trabalho de autores da região, com foco especial nos cearenses. Sediado na Casa de Saberes Cego Aderaldo, o encontro terá como tema central “Do cordel à HQ: não há quem diga onde termina e começa o sertão”, promovendo uma reflexão sobre o Sertão Central como um território criativo.

A programação é gratuita e aberta ao público, oferecendo uma variedade de atividades, incluindo mesas de debate, lançamentos de livros, oficinas, uma feira criativa, e até um concurso de cosplay. Os diálogos abordarão temas como políticas públicas que incentivam a produção literária e a promoção da leitura em regiões interiores. O evento contará com pelo menos sete encontros com a participação de profissionais do universo livreiro, gestores culturais, autores, ilustradores, cordelistas e pesquisadores.

Dentre os convidados, destaca-se o secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba, que ressaltou a importância do evento: “É um encontro não apenas de escritores, mas de leitores. Isso traz uma dimensão essencial para a promoção da leitura e para a formação de novos leitores, abordando, entre outros tópicos, políticas de livro, leitura e literatura, em especial do Plano Nacional de Livro e Leitura.”

Em paralelo, também será realizado o 1º Encontro de Profissionais do Livro e da Leitura do Sertão Central, com o intuito de mapear editores, mediadores, livreiros, professores e outros agentes da cadeia literária, visando fortalecer o mercado no interior do Ceará e promover a profissionalização entre os envolvidos.

A programação detalhada do evento pode ser conferida no Instagram oficial e no site da Secretaria Estadual de Cultura do Ceará.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *