Redes sociais influenciam 49% dos brasileiros nas decisões sobre viagens, aponta pesquisa do MTur

3 Leitura mínima
Redes sociais influenciam 49% dos brasileiros nas decisões sobre viagens, aponta pesquisa do MTur

Estudos apontam que o uso de redes sociais para planejamento de viagens cresceu significativamente entre os brasileiros. Essa tendência, observada por meio de uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo (MTur) e a empresa de inteligência Nexus, demonstra como plataformas digitais moldam as decisões de viagem.

A pesquisa revela que 49% dos entrevistados consideram aplicativos como Facebook, Instagram, Twitter e TikTok como as principais fontes de informação ao planejarem uma viagem pelo Brasil. Além disso, as recomendações de amigos e familiares continuam a ser relevantes, com 45% apontando essa prática como sua principal fonte de inspiração.

Celso Sabino, ministro do Turismo, enfatiza a relevância da presença digital na promoção do setor. “As redes sociais são um fator crucial na escolha dos destinos pelos viajantes. Essa pesquisa corrobora uma tendência que já observávamos, reforçando como estas ferramentas ajudam a democratizar informações e inspirar brasileiros a explorar as diversas belezas do nosso país. O MTur está reforçando sua atuação nessas plataformas para promover a grande variedade de destinos disponíveis”, declarou Sabino.

O estudo também identificou que o perfil do viajante que mais utiliza redes sociais é predominantemente jovem, com 63% entre 16 e 24 anos, do sexo feminino em 52%, e com 59% possuindo ensino superior. Além do uso de redes sociais e de contatos pessoais, 21% dos participantes da pesquisa buscam informações em blogs e sites especializados em turismo, enquanto 20% consultam agências de viagens e operadoras turísticas.

Destinos em alta

Quando se trata de destinos preferidos, as belezas naturais do Nordeste se destacam. Fernando de Noronha (PE), Porto de Galinhas (PE) e Lençóis Maranhenses (MA) estão nas primeiras posições da lista de locais mais desejados para futuras viagens. Outros destinos populares incluem Salvador (BA), Gramado (RS), Foz do Iguaçu (PR) e Maragogi (AL), evidenciando a diversidade atrativa do Brasil.

No que diz respeito ao tipo de experiência procurada, os brasileiros demonstram uma preferência clara pelo turismo de sol e praia, indicado por 62% dos entrevistados, seguido pelo turismo religioso/espiritual com 18% e cultural/histórico com 14%.

Metodologia do estudo

O levantamento intitulado “Turismo no Brasil – Tendências e Percepções” foi realizado a pedido do MTur pela Nexus entre os dias 09 e 15 de agosto de 2025. A pesquisa englobou 2,5 mil entrevistas domiciliares com cidadãos a partir de 16 anos, abrangendo todas as 27 Unidades da Federação. O estudo tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais e um intervalo de confiança de 95%.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *