O resultado preliminar das propostas para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Goiás 2025) foi anunciado pelo governo estadual nesta terça-feira, 30 de setembro. Este ano, o programa obteve um número recorde de inscrições, com mais de 3 mil propostas apresentadas, e a participação de agricultores de 191 municípios, ultrapassando a meta inicial de 160 localidades.
A lista de resultados preliminares está acessível no portal oficial do programa. O investimento nesta edição é de impressionantes R$ 30 milhões, provenientes do Protege Goiás, e será utilizado na modalidade de Compra com Doação Simultânea, que assegura a compra dos produtos da agricultura familiar para doação a famílias em situação de vulnerabilidade e a instituições sociais em colaboração com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
Segundo o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, o programa se firmou como uma política pública significativa para o fortalecimento das famílias rurais do estado. “A participação no PAA é uma oportunidade valiosa para os produtores comercializarem seus produtos e consolidarem a agricultura familiar em Goiás. Cada agricultor selecionado tem a possibilidade de vender até R$ 15 mil em produtos”, declara Gouveia.
Novidades para 2025
Uma inovação importante na edição de 2025 é o ranqueamento municipalizado, que garante a aprovação de pelo menos oito agricultores de cada município, permitindo uma distribuição equitativa dos recursos e favorecendo pequenos produtores de diversas regiões.
Além disso, o edital trouxe uma ampliação da lista de produtos qualificados, agora incluindo opções como leite, queijo muçarela, pitaya, filé de tilápia, jabuticaba, temperos caseiros e frutos do extrativismo como baru, macaúba e mangaba, o que abre novas possibilidades de mercado para os agricultores envolvidos.
Os agricultores que não foram classificados poderão apresentar recursos nesta quarta-feira, 1º de outubro, e quinta-feira, 2 de outubro. O resultado definitivo será publicado no Diário Oficial no dia 14 de outubro.