O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, se reuniram nesta quarta-feira, dia 3 de dezembro, no Paço Municipal para avançar nas discussões sobre transporte público e mobilidade urbana. O encontro teve como um dos focos centrais a metronização, uma iniciativa que visa ampliar a eficiência do transporte público e que já mostrou redução significativa no tempo de deslocamento.
Mabel enfatizou que a colaboração entre as duas cidades é crucial, ressaltando que as equipes responsáveis por transporte e infraestrutura têm trabalhado para otimizar a integração entre as linhas de ônibus e o sistema BRT. Ele comentou: “Estamos comprometidos em melhorar o cotidiano dos cidadãos. A metronização é uma prioridade e nos Auxiliará muito nessa jornada.” O prefeito também relembrou o compromisso assumido durante a campanha de unir esforços em áreas compartilhadas, especialmente na extensa divisa de 26 quilômetros entre Goiânia e Aparecida.
Durante a reunião, Leandro Vilela reforçou a importância de uma abordagem cooperativa entre as administrações. “Estamos aqui com toda a equipe, avaliando como as intervenções nas vias podem beneficiar a mobilidade urbana. Discutimos a extensão do BRT, abrangendo desde o Isidória até o Cruzeiro do Sul, além do Veiga Jardim, focando na Leste-Oeste”, afirmou Vilela.
Este encontro ocorreu na esteira de um mutirão realizado no último final de semana pelas prefeituras em Jardim Itaipu, um bairro na região sudoeste da capital, que visava melhorias na área. Na ocasião, Mabel anunciou projetos para a Rua da Divisa, que passará por transformações significativas, como a implantação de um BRT e aumento da capacidade da via, criando faixas exclusivas para melhorar o fluxo de trânsito.
Metronização: Um Projeto Inovador
O projeto de metronização, que se destaca como pioneiro entre as capitais brasileiras, implementa sistemas de semaforização inteligente e ajusta a sincronização do tráfego. Essa estratégia tem potencial para aumentar em mais de 30% a velocidade média dos veículos durante horários de pico, principalmente pela diminuição do tempo de espera nos cruzamentos. “A proposta surgiu da necessidade de garantir fluidez no trânsito sem grandes intervenções. Utilizamos inteligência artificial para priorizar o trânsito dos ônibus, resultando em um trajeto mais ágil”, explicou Mabel. Esse projeto foi reconhecido no evento Connected Smart Cities 2025 como uma referência a ser seguida por outras cidades.
Atualmente, a metronização está em vigor em trechos de dois eixos essenciais: o BRT Leste-Oeste e o BRT Norte-Sul. O primeiro eixo inclui nove cruzamentos e quatro estações, ligando os terminais Nova Mundo e Praça da Bíblia. Já o BRT Norte-Sul, que opera entre o Terminal Isidória e a Praça Cívica, cobre 3,7 km, com 12 cruzamentos e oito estações. O uso dessa tecnologia resultou em aumentos significativos na velocidade dos ônibus, alcançando picos de 25 km/h em determinados períodos do dia.
Fotos: Alex Malheiros

