O Festival Maranhão na Tela terá início nesta quinta-feira, dia 18, na capital maranhense, São Luís. Este evento celebra o audiovisual local e reúne atividades como exibições de filmes, capacitações, debates e homenagens ao longo de sua programação.
Em sua 18ª edição, que será comemorada em 2025, o festival abre com a exibição do filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, que está na disputa para concorrer ao Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional. A obra, que já conquistou prêmios em Cannes, começará a ser exibida em três salas do Golden Shopping, a partir das 19h, com entrada gratuita, sujeita a disponibilidade.
Durante os nove dias de festival, o público poderá assistir a filmes premiados em diversos outros festivais e ainda participar de atividades com a presença de convidados internacionais e atores renomados, como Denise Fraga, Alexandre Borges e Thomas Aquino.
A programação do Maranhão na Tela será dividida em quatro mostras: a Mostra Panorama Brasil, com uma seleção de longas premiados; a Mostra Maranhão de Cinema, competitiva e dedicada a produções maranhenses; a Mostra Los Terroríficos, que destaca o cinema fantástico da América Latina; e uma mostra especial em homenagem ao ator Antônio Saboia, que exibirá sete obras de sua trajetória.
O evento será encerrado no dia 26 de setembro com a exibição de “O Último Azul”, obra do diretor Gabriel Mascaro, que recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim.
Todas as informações detalhadas sobre a programação podem ser acessadas no site oficial do evento: maranhaonatela.com.br.