As unidades de saúde estaduais de Goiás passarão por mudanças em seu funcionamento em decorrência do ponto facultativo estabelecido pelo Governo de Goiás. As alterações ocorrerão de quinta-feira, 17 de abril, até a segunda-feira, 21 de abril, em razão dos feriados da Sexta-Feira Santa e de Tiradentes.
Durante esse período, os hospitais estaduais manterão atendimento normal na quinta-feira e funcionarão em regime de urgência e emergência de sexta a segunda-feira, com os setores administrativos e as atividades de exames e consultas ambulatoriais retornando ao normal na terça-feira, 22 de abril.
Estarão em plantão os hospitais estaduais da Mulher, da Criança e do Adolescente, de Urgências de Goiás, de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira, de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad, Dr. Alberto Rassi, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, o Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade, e o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, todos localizados em Goiânia.
Outras unidades, como o Banco de Sangue do Hugol, estarão fechadas a partir de sexta-feira, retornando na terça-feira, enquanto o Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais do Hemu e o Banco de Leite Humano permanecerão fechados de quinta a segunda-feira, voltando a funcionar na terça-feira. O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta terá serviços limitados, com funcionamento apenas para Residência Assistencial, Unidade de Cuidados Prolongados e Ambulatório de Feridas Crônicas. A farmácia e o ambulatório do HDT também estarão fechados até terça-feira.
Na Região Metropolitana e no interior, os hospitais estaduais de Aparecida de Goiânia, Trindade, Anápolis, Pirenópolis, Jaraguá, Itumbiara, Jataí, São Luís de Montes Belos, Formosa, Luziânia, Santa Helena de Goiás, Águas Lindas e do Centro-Norte Goiano manterão os serviços de urgência e emergência em regime de plantão, enquanto os setores administrativos estarão fechados.
As Policlínicas Estaduais, incluindo as de Goiás, São Luís de Montes Belos, Quirinópolis, Goianésia e Posse, suspenderão atendimentos durante o feriado, mas a Policlínica de Formosa assegurará o funcionamento da hemodiálise.
Além disso, as unidades da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos funcionarão como ponto de doação na quinta-feira, mas estarão fechadas na sexta-feira e na segunda-feira, com o Hemocentro Coordenador funcionando no sábado pela manhã.
O Centro Estadual de Medicação de Alto Custo não atenderá durante o ponto facultativo e os feriados, retornando na terça-feira. Em contrapartida, a Gerência de Transplantes de Goiás estará em plantão para casos emergenciais. O Laboratório Estadual de Saúde Pública funcionará em regime de plantão, recebendo amostras, enquanto o Centro de Informação e Assistência Toxicológica permanecerá disponível 24 horas, com atendimento de emergência para intoxicações e acidentes.