A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece série de serviços de saúde de forma gratuita na 8ª edição do Mutirão dos 100 dias, na Escola Municipal Residencial Itaipu. A pasta disponibilizou 120 consultas médicas com clínico geral, além da distribuição de kits de higiene bucal, atualização de cadernetas de vacinação, visitas domiciliares para controle de aedes aegypti, vacinação antirrábica, testes rápidos para meningite, infecções sexualmente transmissíveis e covid-19, orientações para prevenção de doenças e dosagem de glicemia.
Segundo o prefeito Sandro Mabel, a ação visa incentivar a prevenção e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. “Muitas pessoas tem dúvidas de como acessar determinados serviços, como buscar encaminhamento e iniciar seu tratamento. O mutirão permite que a pessoa receba a orientação correta e incentiva a prevenção, que é essencial no cuidado em saúde, para reduzir riscos de adquirir doenças e melhorar a qualidade de vida”, destaca.
A Dora Souza, moradora do Residencial Forteville, foi ao mutirão e aproveitou para atualizar o calendário vacinal das duas filhas, de 3 meses e 2 anos. “Para mim, com duas crianças pequenas, ter todos esses serviços perto de casa facilita muito”, conta. “Fiz exames, vacinei as meninas e tirei todas as minhas dúvidas então foi muito bom”, diz a dona de casa.
Dengue
Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, uma das prioridades da iniciativa é fortalecer o combate à dengue na capital. “Os mutirões aproximam os serviços públicos da população e nesta edição nós reforçamos as orientações para o combate à dengue com os moradores, com a distribuição de cartilhas e repelentes”, diz o secretário.
A SMS já registrou 1.689 casos de dengue nas cinco primeiras semanas do ano. A pasta segue com as visitas domiciliares em toda a região para inspecionar as residências e ampliar a conscientização da população. Ao longo da semana, 212 agentes comunitários de saúde realizam as visitas. Até o fim do mutirão, cerca de 8 mil casas devem receber a presença dos Agentes de Combate à Endemias.
Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura de Goiânia
Fonte: Prefeitura de Goiânia