A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), se reuniu nesta segunda-feira (3/2) com organizadores de escolas de samba e blocos de Carnaval. No encontro, ficou acertado que a administração, se solicitada, disponibilizará apoio com limpeza, segurança, possíveis licenças e fechamento de ruas para programações no período de 1º a 4 de março, referentes ao Carnaval.
Devido à crise financeira enfrentada pela Prefeitura de Goiânia, o evento que faz parte do calendário da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) excepcionalmente não terá verba municipal. A gestão aponta que a decisão de não realizar uma programação de Carnaval municipal é uma medida necessária diante do déficit estimado em aproximadamente R$ 4 bilhões, com demandas em áreas prioritárias como saúde, educação e infraestrutura.
“Fizemos orçamentos, avaliamos junto ao prefeito e, infelizmente, neste ano, não será possível realizar uma programação paga pela prefeitura. Estamos todos vendo a calamidade da cidade e as dívidas que ficaram da gestão anterior são enormes. Tentamos verba com o Estado, estive em Brasília, e estou em busca de ajuda na Câmara Municipal, na Assembleia Legislativa, mas ainda não a tempo de realizar o Carnaval 2025 como gostaríamos. Entretanto, vamos trabalhar no planejamento do Carnaval do ano que vem”, garante o secretário municipal de Cultura, Uugton Batista.
“Entendemos que é uma questão de prioridade agora. Compreendemos e vamos realizar nossa programação como for possível nos nossos bairros e barracões. Contamos com a ajuda logística da prefeitura com as licenças, limpeza, liberação e bloqueios de vias de trânsito e segurança. Esperamos que ano que vem consigamos juntos realizar uma grande festa, com a prefeitura recuperada”, afirmou o presidente da Escola de Samba Blocão 1018, Valdivino Bezerra.
Carnaval dos Amigos
O Carnaval dos Amigos, realizado neste ano no dia 22 de fevereiro, recebe o apoio da Prefeitura de Goiânia com limpeza, segurança, possíveis licenças ambientais, organização e monitoramento do trânsito nos locais solicitados pela organização, assim como as apresentações independentes realizadas pelos blocos de percussão em diversos lugares da cidade. A Prefeitura de Goiânia não participa como realizadora desses eventos.
Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia
Fonte: Prefeitura de Goiânia