Goiânia, GO – Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, 25 de julho, no Estádio Serra Dourada, a organização do Rally dos Sertões apresentou oficialmente os detalhes da 33ª edição da competição. O evento, que marca o retorno da largada a Goiânia após sete anos, promete uma volta às origens, com um percurso tecnicamente exigente e um forte compromisso com o impacto social e econômico nas regiões por onde passará.
A cerimônia contou com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, e da CEO do Sertões, a goiana Leonora Guedes. Com um investimento de R$ 1,75 milhão do governo estadual, a parceria foi um dos pontos altos dos discursos. O governador Caiado destacou a honra de sediar a largada e o impacto direto na economia local. “Isso gera ocupação de hotéis, restaurantes, oficinas, postos de combustível e, além disso, fortalece a imagem de Goiânia como cidade-sede de grandes eventos”, afirmou.
Diego Passos_anp.com.br
Reforçando o papel do estado, o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, ressaltou que a realização do evento é fruto de uma gestão integrada. “É uma felicidade imensa ver o governo todo envolvido. Esse evento mostra Goiás para o Brasil. E temos um diferencial importante para o turismo: segurança pública. Aqui, o visitante pode caminhar com tranquilidade e aproveitar a cidade com segurança”, pontuou Naves.
Diego Passos
Visivelmente emocionada, a CEO do Sertões, Leonora Guedes, falou sobre a importância de liderar o evento em sua terra natal. “É a primeira vez que largamos de Goiânia liderados por uma goiana. E isso me enche de orgulho. A minha corrida é fora das pistas — e quem me acompanha sabe que é bem acelerada também. Mas o que me move é o amor pelo Sertões e pelo Brasil”, declarou Leonora. Ela enfatizou que o sucesso do evento depende de parcerias sólidas: “Se não fosse o apoio do Governo de Goiás e a hospitalidade do povo goiano, nada disso seria possível”
Diego Passos
Um Percurso “Raiz” e Desafiador
A edição de 2025, que acontece de 26 de julho a 3 de agosto, terá um percurso total de 3.482 quilômetros, sendo 2.215 deles de trechos cronometrados. A caravana, com 159 veículos inscritos, partirá de Goiânia e cruzará cinco estados – Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Alagoas – até a chegada inédita na Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL).
O diretor técnico, Edgar Fabre, já havia adiantado que a edição seria um retorno às origens, com um perfil “raiz”, exigindo o máximo de máquinas e competidores com trechos de serra, pedras e, principalmente, muita navegação. Um dos pontos altos será a etapa Maratona, em Xique-Xique (BA), onde os competidores não poderão receber auxílio mecânico externo.
Legado Social e Ativações para o Público
Além da competição, o Sertões reforça seu pilar social. O governador Caiado ressaltou o envolvimento do estado para “mostrar para o mundo o quanto nós, aqui, somos preocupados com a nossa realidade social”. Ações de saúde e a arrecadação de alimentos para doação fazem parte do legado do evento.
Para o público em Goiânia, a Vila Sertões, montada no estacionamento do Serra Dourada, estará aberta para visitação gratuita. No sábado (26), acontece o Super Prime, uma disputa que define a ordem de largada, com ingressos que podem ser trocados por alimentos não perecíveis.